Colatina registrou 15 assassinatos em 2019. Um a menos que em 2018

O número de homicídios em Colatina não registrou aumento, pelo contrário,  foi observada uma pequena diminuição em relação aos números de assassinatos de 2018. 

Com um homicídio a menos Colatina mantém um índice menor dentre os municípios acima de 100 mil habitantes e em nível proporcional, menor do que algumas cidades com menos de 100 mil moradores. Por exemplo a cidade de Nova Venécia, que fica  à 123 km de distância, no mês de junho de 2019 já contabilizava 15 homicídios, sendo que a cidade tem em torno de 50 mil habitantes; um número bem inferior a Colatina que se aproxima de 120 mil habitantes.

A diminuição está ocorrendo devido os trabalhos das Polícias Civil e Militar em Colatina, pois estão focados no combate e na prevenção de crimes o que prova que essa ação é eficaz são os resultados. Um trabalho complexo que requer investigação e uma ação integrada entre as forças policiais. A ideia central é evitar o próximo homicídio.

Cada operação que a polícia faz, cada traficante ou pessoas envolvidas em outros tipos de delitos que as Polícias Civil e Militar retiram das ruas é uma redução significativa na probabilidade de um novo assassinato em Colatina.

Uma das operações que abalou o mundo do crime em Colatina no primeiro semestre de 2019 foi a Operação Mark Chapman, conduzida pelo Delegado Deverly Pereira Jr, com uma ação integrada, Policia Militar e Secretaria de Estado da Justiça  (Sejus). Nesta operação mais de 50 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas em Colatina e outros municípios. A operação impediu disputas pelo comando do tráfico de drogas em diversos bairros de cidade onde três  grupos fortemente armados dominavam o tráfico e agiam com violência. Dois desses grupos foram desconstruídos, desarticulando um percentual significativo do mundo do crime na cidade.

Todavia não são todos os crimes que são praticados por traficantes ou pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Pessoas comuns se envolvem em confusões e que muitas das vezes acabam em homicídios . Essas confusões , em sua grande maioria, acontecem em bares da periferia ou nas  residências dos autores. 

O problema é que, por serem considerados homicídios por motivos fúteis, esse tipo de crime não pode ser previsto e/ou evitado “importante ressaltar que esse número de 15 homicídios em 2019, está relacionados aos homicídios dolosos”. 

Neste índice não se incluem os homicídios culposos, em legítima defesa, latrocínios e acidentes de trânsito. Com o combate ao tráfico de drogas e outros crimes o número de prisões em Colatina vem aumentando nos últimos anos, determinando a retirada de marginais das ruas e a consequente diminuição de roubos, e crimes menores, sendo esses, ligados ou não, ao tráfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido