Reforma do interior da Igreja Matriz em São Silvano encanta fiéis e visitantes

Para quem se encantou com a reforma da fachada da Igreja Matriz do bairro São Silvano, agora está deslumbrado com a restauração da sua parte interna. A beleza arquitetônica chama a atenção pela graciosidade e agora com a nova iluminação, que acentua o sentimento dos fiéis , os olhares deles bem como dos visitantes, são de pura contemplação.

Uma das arquiteturas mais belas de Colatina continua sendo reformada e restaurada: a Igreja Imaculado Coração de Maria se aproxima dos seus 70 anos de existência. Em sua construção na época coordenada pelo Padre Fulgêncio, um religioso visionário, construiu a Igreja com dinheiro de doações e recursos que conseguia na Itália.

Inicialmente, fez o prédio que hoje é a Secretaria Paroquial. Depois construiu um colégio e no segundo plano construiu a Igreja Matriz atual. Na época, Padre Fulgêncio foi criticado pelas dimensões da Igreja que era construída em um bairro tão pequeno como a Vila de São Fortunato, depois o nome passou a se chamar de Francilvânia e posteriormente o próprio Padre Fulgêncio alterou o nome para São Silvano. 

A Igreja Imaculado Coração de Maria tem algumas características próprias que chamam a atenção como, por exemplo, sua torre: ela está na transversal em relação a igreja. À primeira vista,  os observadores podem até imaginar que foi feito de uma forma equivocada. Mas na realidade, a torre está direcionada exatamente para a reta da Avenida Silvio Avidos. Devido a esse fato, essa reta que vai da Matriz ao Posto de Combustível Zan, tem o codinome “Largo Reta da Imaculada”.

A reforma e restauração teve início há alguns anos. O primeiro passo foi o termino da Capela Mortuária que representa assistência social e assistência espiritual ao acolher as famílias com dignidade na hora do sofrimento. Dando continuidade às reformas, houve a implantação da Gruta de Nossa Senhora: um belíssimo espaço para casamentos, batismos e celebrações. A rampa da igreja passou por uma reforma e reestruturações. Foram colocados mais três sinos no campanário totalizando quatro sinos. Na antiga quadra ocorreu uma transformação importante em que foi feito um local de oração o ambiente é denominado “Jardim de São José”. Foram colocadas aves ornamentais, plantas para dar vida ao espaço.

Mas os pontos altos da reforma é a fachada e a parte interna do templo da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria. Algumas alterações foram feitas tendo sempre como intenção ouvir as demandas da comunidade. Dois arquitetos moradores da comunidade, Alexandre Valbuza e Poliana Bertoli, fizeram o projeto arquitetônico. O arquiteto Wilber (Bil) é o responsável pelo projeto de iluminação.

 A obra está sendo custeada pelos próprios fiéis com a contribuição do dízimo, algumas campanhas e doações dos membros da Igreja. Mesmo diante dos gastos com a reforma, foram mantidos todos os projetos sociais em andamento. O orgulho da comunidade é percebido em conversas pelo bairro e adjacências falando da beleza da obra. Uma obra que encanta os membros e as pessoas que trafegam pela região e que frequentam a Igreja.  

Padre Henrique Evangelista de Oliveira é quem está na direção de todas essas obras. Com uma mescla de carinho, competência e seriedade, ele está levando para as pessoas a oportunidade de contribuir, realizar, viver em comunidade e contemplar uma linda obra que orgulha a todos os colatinenses. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido