Após fortes chuvas, alagamentos e tensão no Bairro Carlos Germano Naumann na madrugada de quarta-feira (22)

Momentos de tensão no Bairro Carlos Germano Naumam, na madrugada desta quarta-feira (22). Após forte chuva três pontos ficaram alagados impedindo a passagem de carros. O bairro passa por esse problema sempre que chove forte. Existem três pontos críticos onde não há escoamento para o córrego que corta o bairro, e sem drenagem, a água da chuva se acumula no asfalta, resultando em prejuízo para moradores e comerciantes.

Há 1 hora da manhã desta quarta-feira (22), uma cena que se repete há muitos anos, ocorreu em um dos bairros mais populosos do município de Colatina.  Com a chuva torrencial e a falta de drenagem rapidamente o asfalto foi tomado e como nos outros anos, as águas entraram em estabelecimentos, causando prejuízos a comerciante e à população local.  

Segundo informações de moradores entrou água em alguns estabelecimentos comerciais, entre eles uma empresa do ramo de madeira e uma oficina de manutenção de bombas, entre outras. Não foi revelado o valor do prejuízo. 

São três os pontos em que não há escoamento e todos na via principal do Bairro Carlos Germano Naumam. O local mais crítico está entre a Carroceria Nacional e o Oba Super Atacado. Neste trecho os alagamentos ocorrem, em frente à Carroceria Nacional, em frente à Mecânica Irmãos Canni e nas proximidades do Oba. 

O grande problema é a falta de uma galeria que suporte a quantidade de água o bastante para que ela não se acumule no asfalto. O que tem hoje são manilhas de 1 metro que não suportam o fluxo de água, com isso, não há vazão e a consequência já é conhecida pelos moradores a décadas.

O Governo do Estado do Espirito Santo deu um significativo passo para resolver esse problema:, Foi assinada a Ordem de Serviço para elaboração do Projeto das Obras de Macrodrenagem da Rodovia do Café. 

O Programa vai contemplar cinco (5) estruturas de amortecimento de cheias que tem objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao Córrego São Silvano, além de três (3) quilômetros de galerias e um (1) Parque Linear que vai ser feito nas proximidades da Metalosa.

As ações são integrantes da parte macro do Programa que depois de executado e finalizado vai criar benefícios de segurança para empresas instaladas nos bairros São Silvano e Carlos Germano Naumann, além da valorização de toda a região.

De acordo com o estudo hidrológico feito para o planejamento, as galerias subterrâneas e os barramentos de contenção vão diminuir o volume de água que, ao longo dos anos, tem provocado transtornos aos moradores locais. Isso vai melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas, inclusive a mobilidade urbana local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido