Colatina tem quase 100 áreas de risco de deslizamento em caso de chuvas fortes. Saiba quais são

Os colatinenses vivem duas realidades em relação as chuvas que estão ocorrendo no munício desde o mês de novembro. Uma é a satisfação e as consequências positivas para a agricultura, pecuária, a queda da temperatura e vários outros benefícios que é percebido após um período chuvoso. 

Mas existe na cidade de Colatina uma outra realidades que muitas vezes não é observada de perto, que são as angústias e tensões que centenas de moradores vivenciam nas épocas de chuvas torrenciais. Pessoas que vivem uma outra realidade: o medo, a preocupação e a desesperança.

No município existem 97 pontos de deslizamento. Cada um com a suas características geográficas, com diferentes graus de riscos de desmoronamento de encostas. Do total, 34 são de altíssimo risco, e dependendo da quantidade de chuva, esses moradores têm que sair de suas moradias e deixar tudo para trás, sem saber se poderão voltar e, se voltarem, como vão encontrar seus lares.

Para diminuir as chances de uma catástrofe existe um serviço de observação em 9 pontos de monitoramento do índice pluviométrico. Estes aparelhos estão espalhados por diversos bairros do município. Destes 6 aparelhos são automáticos e 3 semi-automáticos. O monitor automático mede  a quantidade de chuva; com isso acontece a análise de risco em tempo real, dando condições aos órgãos governamentais de se mobilizarem e evitar maiores problemas, principalmente nos locais mais críticos do município fazendo uma evacuação rápida. As preocupações aumentam quando  a quantidade de chuvas se eleva e com isso os riscos de acidente ou até mesmo de uma catástrofe se acentuam. 

Os índices que trazem preocupações são quando chove em 1 hora 40 milímetros, em 4 horas 60 milímetros, e em 24 horas 100 milímetros. As chuvas, atingindo esses números, a probabilidade de problemas aumentam significativamente.

Saiba quais são áreas de riscos suscetíveis a deslizamento de massa,no município de Colatina:

– Bairro Nossa Senhora Aparecida – 3 pontos críticos: Ruas Cláudio Saquetto,  Fioravante Rossi, 

– Bairro Riviera – 5 pontos críticos: Rua Vitório Cosme.

– Bairro Santa Margarida – 1 ponto crítico: Rua Cantinho do Céu,

– Bairro Vila Lenira – 5 pontos críticos: Avenida Presidente Kennedy, António Fausto.

–  Distrito de Baunilha – 3 pontos críticos: rua Vila Juquita. Rua José Lima, Fernando Brotas.

– Bairro Por do Sol – 3 pontos críticos: Ruas Florisvaldo Caetano, Mestre Eugênio, João de Souza.

– Bairro Vista da Serra – 2 pontos críticos: Ruas Matilde G. Comério (2).

– Bairro Residencial Nobre – 2 pontos críticos: Ruas 19 de Abril, Odilon Castelo Borges.

 – Bairro Fioravante Marino – 3 pontos críticos: Rua Emilson Coutinho..

– Bairro Carlos Germano Nuamann – 2 pontos críticos: Rodovia do Café e a Rua Hilda Chicosky.

– Bairro Santo António – 6 pontos críticos: Ruas Maria de Oliveira Vidigal, José Antonio Ramos, Henrique Belletable, Avenida Sílvio Avidos (2), 

Bairro São Morcos e Novo Horizonte – 8 pontos críticos: Ruas Baixo Guandu, Anchieta, Cariacica, Guaçui, Joel Feitosa, Ambiental,Rua Alfredo , Tereza Chaves, Dalla Bertollo.

– Bairro São Pedro – 7 pontos críticos: Ruas Rio Branco, Cosme e Damião, Travessa Rio Branco, Mal. Rondon, Luiz Maranhão, Av. Silvio Avidos (2).

– Bairros Alto São Vicente e Santa Cicília – 10 pontos críticos: Ruas Abel Gonçalves, Galiléia, Floreal Martins, Manoel

Antunes Moreira, Angelo Stelzer, Ricardo Zon ,Filadélfia.

– Bairro Alto Vila Nova – 3 pontos críticos: Ruas João da Mata, Adwalter Ribeiro Soares (2), Fernando Antonio Gomes, Angelo Polcheira. 

– Bairro Santa Mônica – 1 ponto crítico: Rua Maria Carolina Martins.

– Bairro Operários – 2 pontos críticos: Escadaria Reinaldo Giuberti (2).

Bairro Maria Ismênia – 1 ponto crítico: Rua Professor Aloísio.

 Para receber alertas sobre as fortes chuvas digite o seu CEP e envie uma mensagem de texto (SMS) para o nº 40199, este sistema de alerta usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como inundações e deslizamento de terra.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido