Fake News sobre cheia do Rio Doce, gera clima de medo e desconfiança entre colatinenses

Uma enxurrada de falsas notícias tomou conta de Colatina nesta quinta-feira (23). As notícias chegavam a todo o instante pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, ao ponto das pessoas começarem acreditar piamente nas mensagens, gravações e filmagens que eram enviadas para a população em geral. 

Apesar do que diz uma velha máxima popular, uma mentira repetida varias vezes, sempre será só uma mentira. Por mais que muitos a repitam. E algumas dessas mentiras podem ter consequências sérias. Criar narrativas de tragédias, usando fotos e fatos de outro momento, apenas para se tornar popular ou “ganhar likes”, gerando medo em uma população, não se diferencia muito de um ato terrorista.

Partindo deste princípio uma série de mensagens foram enviadas para a população de Colatina, sempre com o objetivo de alertar os moradores da cidade da possível cheia do Rio Doce. Foram utilizadas gravações falsas comunicando e alertando a população sobre as chuvas que estariam ocorrendo em Minas Gerais, fotos da barragem localizada na cidade de Aimorés em Minas Gerais do ano de 2015 foram enviadas como atuais. Filmagens de tempestades em cidades mineiras, dando a entender que o nível do Rio Doce iria subir ao ponto de transbordar.

Todas essas Fake News foram o suficiente para deixar, moradores e comerciantes em alerta, pois o colatinense já sofreu prejuízos por conta das enchentes que já ocorreram o município de Colatina. Várias ligações para a redação do Portal de Notícias ES-FALA foram atendidas onde os leitores queriam saber se realmente eram verdades as informações sobre uma possível enchente imediata.

A onda cresceu tanto que o Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) emitiu uma nota para a população dizendo que a autarquia está acompanhando todas as notícias, checando informações e monitorando os níveis dos rios, bem como os índices de precipitações de chuvas ocorridas no Espírito Santo e em Minas Gerais com o objetivo de manter toda a população de Colatina informada a respeito de qualquer evento de cheias principalmente no Rio Doce.

O Sanear prossegue o comunicado afirmando que toda e qualquer informação que for relevante será repassada a população. Contamos com o apoio de todos para verificação de possíveis Fake News que possam gerar transtornos desnecessários à população.

E finaliza revelando que as chuvas registradas até o momento são normais para o período, considerando os dados de monitoramento que o Sanear realiza em suas estações de tratamento de água. O acompanhamento é feito diariamente, com dados e notícias que são checadas, para precaver em casos extremos.

É importante ressaltar que as redes sociais e grupos de aplicativos são ambientes que se pode escrever e informar o que se quer, e alguns abusam da irresponsabilidade. Essas ações praticadas por vândalos ou profissionais especializados em implantar inverdades fragiliza o entendimento da realidade que por consequência causa danos aos cidadãos. Por isso é importante que as pessoas se limitem a compartilhar posts e mensagens depois de verificarem a fonte e a veracidade dessa fonte. Se houver dúvidas pesquise nos órgãos oficiais ou nos meios de comunicação que tenham compromisso com o jornalismo sério.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido