Bispo de Colatina assina documento que pede ao Governo que restrinja circulação

Em carta lida durante a cerimônia dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Vitória, nesta quinta-feira (11), os líderes católicos do Estado lamentaram a marca de mil pessoas mortas pelo novo coronavírus no ES e cobraram atitudes do poder público e da população no v=combate à doença.

Intitulado “Por que dobram os sinos?”, o documento, assinado por d. Dario Campus Arcebispo de Vitória; d. Wadimir Lopes, Bispo de Colatina; d. Paulo Bosi Dal Bò, Bispo de São Mateus; e Padre Walter Altoé, administrador diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, pedem para que sejam tocados os sinos de todas as Igrejas Católicas no Próximo domingo, ao meio dia, como forma de lembrança e homenagem às vítimas mortas pela pandemia.

Mas a principal mensagem da carta é uma chamada à responsabilidade da sociedade e dos governantes. ” O momento que estamos atravessando exige mudança no pensar, no falar e no agir, fazendo do isolamento social, mais do que um dever, tornando-o um gesto de compaixão. É preciso que cada um tenha consciência e mantenha-se em casa para evitar o contágio e, por ele, o sofrimento de outras pessoas”. Alertam.

Em seguida, os bispos pedem aos governantes que adotem medidas para restringir  a circulação de pessoas e que não cedam ao poder econômico neste momento de aumento dos casos de infecção pela Covid-19.

“Pede-se ao poder público, em todos os níveis, atitudes sérias de governo, a fim de restringir a circulação das pessoas, sem rodeios, pois, neste momento, não podemos nos envergar diante das pressões de grupos econômicos,. Todos devemos nos comprometer, pois, ninguém, e nenhuma instituição, pode se omitir ou transferir suas responsabilidades diante deste trágico quadro”. Afirma um trecho da carta.

“As decisões políticas devem ser tomadas, estritamente, com base no conhecimento técnico e científico, caso contrário, outras milhares de vidas serão sacrificadas e muitas famílias sofrerão a perda se seus entes queridos. Ainda há tempo para nossas ações sejam eficazes e salvem muitas vidas, a fim de que possamos sair fortalecidos como sociedade diante do desafio global”.          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido