Colatina poderá voltar com a feira livre no dia 11 de julho

Um dos maiores pontos de venda ao ar livre no norte do Espírito Santo, a feira livre na Avenida Delta, em Colatina, poderá voltar às atividades no dia 11 de julho. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luiz Carlos Loss nesta sexta-feira (26).

Segundo o setor de comunicação da Prefeitura de Colatina, os estudos estão bem adiantados e dependerá de algumas questões como o novo decreto do Governo do Estado e a evolução dos casos no município. Mas a tendência é voltar, e a confirmação será dada somente na próxima semana.   

Na próxima terça-feira (30), uma reunião com o prefeito, Sérgio Meneguelli, irá definir a volta e os critérios.  Ou seja serão estipulados uma série de normas, um protocolo de higienização, para serem cumpridos pelos feirantes e frequentadores da feira-livre.   

A decisão atende a pedidos dos consumidores e dos agricultores de Colatina, São Roque do Canaã, Itaguaçu e de Santa Maria de Jetibá, na região serrana, que tem a feira colatinense como importante fonte de trabalho e renda. Um pequeno grupo chegou a mobilizar uma manifestação que seria realizada na próxima segunda-feira (29), mas que, em função do anúncio do secretário, foi suspensa.

“O prejuízo é muito grande, mesmo entregando em delivery. Tem um monte de mexerica estragando no pé, não dou conta de entregar tudo”, relata o feirante “Alemão”, de Itapina/Colatina.

A feira livre de Colatina foi uma das primeiras a serem fechadas no Estado, há quase três meses. O seu retorno tende a inspirar outros municípios que ainda não tomaram a mesma decisão.

“Na minha visão, Colatina retornando, não existe motivo sanitário para outras cidades impedirem feirantes de outros municípios de participarem. Colatina cria uma referência para que prefeituras que ainda estão restringindo, revejam suas restrições”, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta. “Os agricultores de Santa Maria já irão retomar seus plantios, preparando o retorno pro dia 11”, comemora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido