Somente atendimentos odontológicos urgentes estão autorizados nas Unidades de Saúde em Colatina

Mesmo com a chegada da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) manteve suas equipes de Saúde Bucal. No momento, os serviços estão voltados para o atendimento de urgência e emergência, apenas para as pessoas que estão sentindo dor de dente. São equipes de Saúde Bucal na rede básica, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Tem equipes de atendimento da rede básica, na Policlínica Municipal, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no mesmo lugar, e também nas Unidades de São Silvano, e em algumas Unidades do interior.

Tem equipes de Saúde Bucal da rede básica atuando na região Sul da cidade, como na Policlínica, e também nas Unidades dos bairros Bela Vista e Santa Terezinha. Na região Norte, elas estão nas Unidades de São Silvano, Nossa Senhora Aparecida, Carlos Germano Naumann, Ayrton Senna, Maria das Graças e Colúmbia. No interior, atendem em Boapaba, e em 15 de Outubro/Ponte do Pancas e Paul de Graça Aranha/Ângelo Frechiani.

A rede básica atua com 27 dentistas, com demanda espontânea, ou seja, sem o agendamento prévio, e que nem sempre é urgente. Já a Saúde da Família, com 11 dentistas, atua também com a demanda espontânea e ainda com a demanda programada agendada. Antes da pandemia, os dentistas trabalhavam todos os dias de 7 as 11 horas e de 12 as 16 horas, mas com a atual realidade estão trabalhando no regime de escala, dia sim e dia não.

Os serviços são feitos com avaliação da situação do dente, extração, curativo e medicação. Se for o caso de atendimento especializado, o paciente é encaminhado para o CEO. Depois de alguns meses com os serviços suspensos, o CEO retornou nesta semana com seu atendimento, mas exclusivamente para tratamentos que não podem ser adiados devido a dor, nas áreas de endodontia e cirurgias.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Roberta Rachid, o movimento está bastante tranquilo. “Mesmo com atendimento exclusivo para urgência, as pessoas estão procurando as Unidades muito pouco. Estão preocupadas, com medo da contaminação, e assim estão evitando se expor, indo procurar atendimento”. Sobre as medidas sanitárias para a proteção dos profissionais e dos pacientes, ela disse que tudo está sendo feito para evitar a contaminação, e que os profissionais estão usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os consultórios estão sendo higienizados a cada atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido