Atenção pais e alunos de Colatina e região: Saiba por que os alunos do Estado não serão reprovados em 2020

A pandemia da Covid-19 provocou uma série de mudanças na educação, com necessidade de adoção de aulas remotas, mas há alterações ainda mais profundas, a exemplo do Currículo Continuado para para Biênio 2020-2021 nas escolas estaduais. Assim, os alunos da rede não serão reprovados ao final deste ano, uma vez que a conclusão que o ciclo de aprendizagem se dará no próximo.

O Secretário Estadual da Educação, Vitor de Ângelo, explica que não se trata de aprovação automática, mas sim uma  lógica do sistema de avaliação. “Se era um biênio, não posso reprovar o aluno no meio do ciclo, assim como não é possível reprová-lo em agosto quando o ciclo é anual”. relata.

Apesar do currículo continuado – chamado, oficialmente, de continuum curricular – que reunirá os conteúdos em dois anos, Vitor de Angelo aponta que o aluno vai avançar de série, se 2020 para 2021 e a aprovação e reprovação se dará no final do biênio.
Para garantir a aprendizagem que não foi obtida ao longo de 2020, em decorrência da pandemia, e mais os conteúdos previstos para o próximo ano, os componentes curriculares das duas séries serão misturadas.

“É importante deixar claro que, apesar de não haver reprovação em 2020, o aluno não deve pensar “estou tranquilo”, não vou fazer prova, não vou fazer atividade. Se eu fosse aluno, não iria por esse caminho. Se não estiver acompanhando o conteúdo desde de agora, é muito provável que reprove no final do ano que vem”. Finaliza o secretário.    

ESFALA/Informação A Gazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido