Coronavírus: Prefeitura de Colatina promove ações em bairros. Conheça as dicas e evite o contágio

Desde o dia 23 de junho uma equipe da Administração Municipal de Colatina vem realizando ações de conscientização para a prevenção ao coronavírus, sobre os cuidados que as pessoas devem ter em casa, e também sobre o uso, a limpeza e a distribuição de máscaras, nos bairros mais carentes da cidade, e também em locais de maior aglomeração.

Estão sendo realizadas visitas domiciliares e distribuídos cartazes e uma cartilha, com orientações para pacientes com suspeita ou infectados pelo novo coronavírus, e chamando a atenção para a importância do isolamento social para o combate à Covid-19. Além disso, simultaneamente, um carro de som percorre a área visitada também orientando os moradores.

Já foram visitadas as comunidades dos bairros Ayrton Senna, João Manoel Meneguelli, Novo Horizonte, São Marcos, São Marcos, Vicente Soela I e II, Amarílio Caiado Fraga, São Pedro, Santos Dumont, São Silvano, Bela Vista e São Judas Tadeu. Neste mês de agosto foram os bairros Operário, São Vicente, São Judas Tadeu, Barbados Colúmbia, Vila Lenira, Santa Terezinha, São Silvano e Carlos Germano Naumann.

Também está sendo executado um trabalho especial na Avenida Beira Rio, na Feira Livre do Produtor (Praça Sol Poente) e na organização das filas da Caixa Econômica Federal, principalmente sobre o distanciamento. Serão visitados nos próximos dias os bairros Luiz Iglesias, Mário Giurizatto, Vista da Serra, Jardim Planalto, Residencial Nobre e 15 de Outubro, e também os distritos de Baunilha (sede e São Gabriel de Baunilha) e Boapaba.

A equipe envolvida nas ações é formada por servidores das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), Esporte e Lazer (Semel) e Comunicação Social (Semcos) e também da Coordenadoria de Defesa Civil.

Orientações

Para pacientes com suspeita ou infectados pelo novo coronavírus, são inúmeras as orientações. Relacionadas ao quarto de dormir, que nesse período a pessoa não durma com ninguém. Que o quarto deve ser só dela. A janela deve permanecer aberta e a porta fechada.  

Se na casa houver só um banheiro, informe aos demais moradores que vai usá-lo, para que você não os encontre pelos corredores. Antes de sair do quarto higiene suas mãos, e coloque uma máscara cirúrgica. Após usar o banheiro, desinfecte todas as superfícies utilizadas. Não compartilhe roupas, toalhas, lençóis, sabonetes, shampoo e outros objetos de higiene pessoal utilizado por você. Após o uso, eles deverão ser lavados e guardados separadamente. Peça para outro morador da casa limpar e desinfetar diariamente todas as demais áreas da casa com pano umedecido em hipoclorito de sódio 0,5%. A pessoa deve usar máscara e luvas durante toda a faxina. As máscaras não podem ser tocadas e/ou manuseadas durante o uso, e a troca será realizada toda a vez que estiver úmida. Se for necessário cozinhar, faça com máscara.

Nos casos de casas de um cômodo, a pessoa infectada precisa estar o tempo todo com máscara e limitar -se a um espaço pré-determinado. Demais moradores devem manter distância mínima de dois metros entre si, e não compartilhar os mesmos móveis e objetos. A limpeza das superfícies devem ser constantes. São eficientes na limpeza e na desinfecção, o sabão, o hipoclorito de sódio 0,5% e o álcool concentração 70%. Fique atento. Siga a prescrição médica, respeite o isolamento domiciliar orientado pelo seu médico. Em caso de agravamento dos sintomas, busque os estabelecimentos de saúde para avaliação.

FIQUE ATENTO PARA AS MEDIDAS PREVENTIVAS:

1 – Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Tome as precauções necessárias e siga as orientações. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, e contribua para a contenção da epidemia. Fique atento para as medidas preventivas. 

2 – Utilize o álcool 70%, que é muito eficaz para a higiene das mãos. 

3 – Lave as mãos com água e sabão sempre que estiverem sujas. 

4 – Evite tocar a boca, o nariz e os olhos, sem higienizar as mãos. 

5 – Não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais. 

6 – Mantenha os ambientes ventilados. Abra as janelas e portas mesmo nos dias frios. Evite aglomerações. Esta medida vale para os cidadãos de qualquer idade.

7 – Evite ter contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus, cumprimente as pessoas sem aperto de mãos, beijos ou abraços. 

8 – Supervisionar para que as crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças. Limpe com álcool objetos tocados constantemente. 

9 – Viagens não devem ser realizadas neste período, a não ser que seja estritamente necessário. Se possível evitar sair de casa. Se for necessário sair, use máscara. 

O momento é de alerta e essas medidas são imprescindíveis. Cuide de você, cuide de sua família. Vamos ter calma, e confiança, que tudo isso vai passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido