Do Museu de Colatina a um terminal de ônibus, veja as possibilidades que surgirão com a reforma da antiga estação ferroviária

Um local que durante anos foi um dos mais movimentados da região noroeste e que caiu em desuso e com o tempo degradado, passará por uma revitalização total. Um local histórico, simbólico, que reformado deverá proporcionar inúmeras possibilidades. Do Museu de Colatina a um terminal de Ônibus. Essa é a intenção da administração municipal para o local. 

Na Avenida Ângelo Giuberti, no bairro Esplanada, está um dos locais que representa mais fielmente a história do município de Colatina. A antiga Estação Ferroviária representou o desenvolvimento econômico e populacional em um dos períodos de maior crescimento da cidade. Como lembrança histórica, da construção do terminal e do antigo parque ferroviário da Vale do Rio Doce, surgiu o bairro Vila Nova, pois para passar a estrada de ferro, precisava ser retirado o morro conhecido na época como “Morro das Cabritas”, cuja terra serviu para aterrar parte do Rio Doce e Rio Santa Maria, onde hoje encontram-se os bairros Esplanada e Vila Nova.

Segundo documento enviado pelo setor de comunicação da Prefeitura de Colatina, a restauração manterá o máximo da arquitetura já existente, tendo inicialmente como objetivo a reforma interna para que no local possa possivelmente ser instalado o Museu Municipal e a Farmácia Central Municipal. O espaço já abriga uma base da Polícia Militar, mas também não está descartado que seja cedido para outros órgãos municipais.

Mas a intenção da administração municipal é transformar a área externa em um terminal de ônibus, tendo como objetivo transferir os pontos que hoje estão localizados no INSS, em frente ao Hospital Sílvio Avidos, Avenida Delta e o ponto da Catedral, pois esses locais tem intenso fluxo de automóveis e com a transferência de local, aliviaria os congestionamentos nos períodos mais críticos do dia. Mas para que isso ocorra, uma série de estudos deverão ter início durante o período da reforma, para ver se o local realmente comportaria um terminal de ônibus.

Toda uma análise será feita da estrutura do local, para se ter certeza que terá a segurança necessária para se instalar o terminal. “O Prefeito não quer falar sobre o terminal antes de ter sanada todas as dúvidas de que o local está propício para futuramente ser instalado, mas, podemos garantir que essa é a nossa intenção”. Revela a assessoria de imprensa da Prefeitura de Colatina.

A cautela da administração em relação ao terminal é justificável, são muitos anos de degradação do prédio e a parte estrutural, topográfica, deverá ser analisada, pois a segurança deve estar em primeiro lugar. Várias reuniões já ocorreram entre a Prefeitura e o Consórcio Noroeste, que faz a gestão do transporte coletivo do município para que ocorra uma parceria entre as partes para que a intenção se concretize.

Não menos importante que o terminal, são a obras que já estão em andamento, pois revitalizar o local terá como simbologia reviver a história do município. Será a demonstração que Colatina tem condições de se reinventar, para buscar mais 99 anos de desenvolvimento. Até porque a Estação Ferroviária, em sua época, foi parte determinante para a evolução do município.         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido