Bares e restaurantes estão liberados para funcionar a partir de segunda-feira (21) em Colatina. Veja as novas regras

O prefeito Sérgio Meneguelli anunciou através das redes sociais que a partir da próxima segunda-feira (21), irá estabelecer um decreto, onde vai liberar o funcionamento de bares e restaurantes para voltar a funcionar. A cidade vem alcançando no último mês, níveis satisfatórios que poderá enquadrar a cidade na classificação de risco baixo de contaminação do novo coronavírus.

Os critérios importantes para a cidade alcançar o risco baixo são os índices de contágio e mortes no município de Colatina, e esses dois critérios estão cada vez menores, assim, a chance de Colatina entrar na classificação de risco baixo de contaminação nos próximos dias é real. Colatina nos últimos 14 dias teve cinco mortes, e um dos principais critérios para chegar ao risco baixo é a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias (somatório do número de mortes dos últimos 14 dias dividido por 14).

Outro ponto fundamental é o eixo de vulnerabilidade que considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para o tratamento da doença. Em Colatina o número de UTI ocupadas é menor que 40%.

VEJA O QUE DIZ O DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO PARA CIDADES COM RISCO BAIXO.

Nas cidades, onde o risco de contaminação é baixo, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, parques e academias, podem funcionar sem restrição de horários e dia da semana. Mas é preciso manter o uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas.

Eventos sociais com até 100 pessoas serão permitidos, mas se mantém proibido os eventos acima deste número de pessoas.

O prefeito Meneguelli, solicitou a população para que as pessoas mantenham as recomendações mais básicas, como uso de máscaras, álcool em gel e não se aglomerem.

O prefeito Sérgio, em conversa com a Secretária da Saúde nesta manhã de quinta-feira, Kamila Roldi, revelou que acredita que a cidade está caminhando para o risco baixo. “A partir de segunda feira (21) iniciará o novo decreto”. Afirma Meneguelli. Colatina voltará “quase normalidade” em relação ao funcionamento de comércio e prestadoras de serviço.

FOTO: Ilustrativa captada nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido