Agora

Duas cidades que fazem divisa com Colatina têm apenas dois candidatos a prefeito

Enquanto os fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores fez a maioria dos municípios capixabas registrar número recorde de candidaturas para eleições municipais deste ano, em duas cidades que fazem divisa com Colatina a disputa será polarizada. Nesses municípios apenas dois candidatos disputarão as eleições.Ambas as cidades seguem uma tradição política de terem […]

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Duas cidades que fazem divisa com Colatina têm apenas dois candidatos a prefeito

Enquanto os fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores fez a maioria dos municípios capixabas registrar número recorde de candidaturas para eleições municipais deste ano, em duas cidades que fazem divisa com Colatina a disputa será polarizada. Nesses municípios apenas dois candidatos disputarão as eleições.Ambas as cidades seguem uma tradição política de terem poucos candidatos a majoritária.

O fim das coligações impede que partidos formem chapas com outras siglas nas disputas por vagas nas câmaras municipais. Com a nova regra, cada partido teve que registrar uma chapa própria, o que aumentou a importância de lançar candidatos a prefeito para “puxar votos” e dividir palanque com o candidato a vereador.

Duas cidades que fazem divisa com Colatina terão duas cidades onde terão somente dois candidatos a prefeito. Itaguaçu e Governador Lindemberg. Cidades que repetem a polarização que ocorreu em 2016. 

CANDIDATOS A PREFEITO DE GOVERNADOR LINDENBERG.

– Leonardo Finco ( cidadania)

– Paulo Coradine (PSB)

CANDIDATOS A PREFEITO DE ITAGUAÇU.
 

– Mário João Sarnaglia (MDB)

– Ueslei Corteletti (Republicanos).

POLARIZAÇÃO PODE ENFRAQUECER DEMOCRACIA.

As eleições polarizadas podem enfraquecer a democracia. Como dois lados, geralmente, se baseiam em rivalidades locais e tradições políticas, as pautas importantes que deveriam ser propostas podem ser deixadas de lado. A polarização impede o surgimento do novo,a alternância de poder, e os debates importantes são deixados de lado. Esta afirmativa que é unânime entre os sociólogos.

Mas também não significa que o contrário seja saudável. Os municípios que registram uma explosão de candidaturas também podem estar se afastando da democracia. Como os eleitores vão saber, entender e conhecer as propostas de tantos candidatos. Essa fragmentação é uma prova da pouca qualificação do processo político brasileiro.  

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Política

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.