Ciclovia de São Silvano ficará pronta em dezembro. Conheça o novo trajeto

Uma das maiores polêmicas do ano de 2020, que envolveu vereadores, comerciantes, administração municipal e Ministério Público, volta a tona neste mês de novembro no município. O tema é mobilidade urbana e a obra seria uma das mais importantes, para muitos, no município de Colatina que é a retomada da ciclovia de São Silvano.

Uma reunião que ocorreu na última semana no auditório do Sanear envolvendo a Secretaria de Trânsito de Colatina, moradores e comerciantes do local, definiu o novo percurso do projeto. Segundo o Secretário da pasta, a reunião fluiu de uma forma positiva.

Segundo o secretário André Viganor, “os representantes dos setores que participaram da reunião foram bem receptivos, mais de 70% dos presentes concordaram com o novo trajeto proposto”. Todas resoluções que ocorreram na reunião foram passadas para o Ministério Público para que seja dado o parecer. 

NOVO TRAJETO:

A pintura da ciclovia terá a continuidade de onde parou, ou seja, na Avenida Silvio Avidos e entrará na rua, ao lado da Farmácia Indiana e seguirá pela rua João Pretti até a rua Antônio Engrácio, sempre ao lado esquerdo da pista de rolamento. 

Na Antônio Engracio, passará em frente a Casa de Carnes Frisa e entrará à esquerda passando pelos fundos do Supermercado Lavagnoli na rua João Menegatti, percorrendo até ao Posto de Saúde de São Silvano e seguindo através da rua Jacinto Bassetti, entrando à esquerda na rua lateral ao Posto Zam, que será asfaltada nas próximas semanas.

Dando continuidade ao trajeto, a ciclovia continuará sempre a esquerda da via de rolamento, pois a direita é destinada a faixa exclusiva para o transporte coletivo. A ciclovia continuará pela Avenida Silvio Avidos, passando pela Cachoeirinha, Escola Polivalente, até a ponte Florentino Avidos e será interligada com a ciclovia da Avenida Beira Rio, passando pelas imediações da praça de táxi da Rodoviária Alderico Tedoldi. 

O Secretário de Trânsito André Viganor, revelou que a previsão de entrega da obra irá depender das condições climáticas, pois será utilizadas grandes quantidade de tintas, e para isso, o tempo tem que estar firme. Mas acredita que até o início de dezembro de 2020, tudo estará concluído.

A implantação da comunicação visual e as placas de sinalização terão início na próxima semana. Assim, firmando o tempo, Colatina passará ter uma ciclovia que irá beneficiar trabalhadores, ciclistas e as pessoas que querem ter um meio alternativo de transporte que não polui e contribui para a melhoria da saúde, além de proporcionar às pessoas que utilizam veículos particulares e transporte coletivo uma nova opção de deslocamento.  

RELEMBRE O MEOMENTO DE MAIOR TENSÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO, ENTIDADES E COMERCIANTES.

MATÉRIA PUBLICADA PELO PORTAL ES-FALA NO DIA 22/02/2020

Uma imagem chamou a atenção dos colatinenses nesta semana. A cena inusitada aconteceu em frente a sede do Ministério Público e foi uma forma de manifestação contra as ações do Prefeito Sérgio Menegueli, que decidiu implantar a ciclovia na Avenida Silvio Avidos, em São Silvano.  A cena representou bem o atual momento da relação do prefeito junto a comerciantes e lideranças do município.

Entidades organizadas, três vereadores e lojistas da Avenida Silvio Avidos estiveram na manhã de quarta-feira (19), por volta das 10h30m no Ministério Público tendo como objetivo, promover a suspensão da demarcação da ciclovia que a administração pública pretendia instalar já no dia seguinte.

O grupo de aproximadamente 15 pessoas, entre eles líderes de seguimentos, estavam aguardando a sua vez para conversar com a Promotora de Justiça Dr Bruna L.P. Fernandes, que no mesmo instante estava conversando com Prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli. Ao terminar a conversa entre o prefeito e a promotora ocorreu por parte do Ministério Público o pedido que  não houvesse nem um tipo de manifestação agressiva contrária ao prefeito, pois estavam todos reunidos na porta do MP. Solicitação atendida e aceita prontamente pelo grupo.

Segundo um dos lojistas que estava no dia, mesmo não havendo a intenção de qualquer tipo de manifestação como vaias e gritos para demonstrar a discordância com as atitudes do Prefeito Meneguelli, fizeram um ato que para eles representaria a forma que o prefeito estava tratando a classe empresarial do município neste episódio. “A gente combinou que na hora que o prefeito saísse do MP iríamos todos virar as costas para ele, pois é o que ele está fazendo conosco”. Relata o comerciante.

Ao sair o prefeito Sergio cumprimentou a todos dando bom dia e nesse instante percebe todo o repúdio do grupo através da manifestação fria que obteve. Percebendo que não haveria qualquer tipo de diálogo subiu em sua bicicleta, proferiu a frase “viva a democracia” e se retirou.

A relação, não somente no caso da implantação da ciclovia em São Silvano, mas em outras situações, em especial no segmento comércio, já vem acumulando desgastes. Pontualmente a manifestação ocorreu pelo fato da ciclovia,, mas na bagagem emocional do grupo tem a soma de outros acontecimentos.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido