Em entrevista, Guerino Balestrassi fala de projetos e de captação de indústrias para o município. Confira

O prefeito de Colatina eleito Guerino Balestrassi, esteve nesta quarta-feira (18), na Rádio Difusora FM, e deu uma entrevista onde falou de seus projetos e de como colocar a cidade no rumo do desenvolvimento econômico. Balestrassi disse que tem como foco a captação de indústrias para cidade e consequentemente o aumento do emprego e renda, desta forma, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Repórter:  qual a expectativa que o senhor tem em relação ao seu terceiro mandato como prefeito de Colatina?

Guerino Balestrassi: a nossa expectativa é fazer uma gestão moderna, inovadora, com o foco no empreendedorismo. Criar uma cultura empreendedora, no nosso município, em âmbito geral, não somente no empresariado, mas também na população, para colocar uma cultura de solução de problemas, e essa cultura é o que vai fazer com que gere mais empregos na cidade e assim trazer mais empresas para Colatina.

A expectativa que temos é um município muito dinâmico, com a centralidade muito forte para o comércio, para que a população do entorno venha comprar em Colatina, ou seja, que essa centralidade a gente recupere e amplie, para que a cidade tenha um dinamismo de uma cidade de 140 mil habitantes, forte na economia, mas que tenha o lado humano muito presente nas comunidades. Que a gente detecte em cada comunidade um morador novo com menos de 30 dias, para saber como pode ser ajudado.

Outra questão, é que a gente detecte aquela vovozinha  para saber precisamente, qual o remédio que ela está tomando, detectar os problema sociais em cada casa, em cada família, para que a gente ajude na solução de seus conflitos e de seus problemas, essa é a nossa expectativa. Um cidade muito dinâmica, mas também muito humana.

Repórter: a gestão então será focada no desenvolvimento econômico do município?

Guerino Balestrassi: essa é a vertente principal, por que foi um plano que nós fizemos em 2001, que era um plano de 20 anos, chamado “Colatina Vale Mais”. E nesse plano, a parte que me coube era fazer a infraestrutura do município, não só de calçamentos, mas principalmente da questão da implantação das escolas, da educação infantil, do programa da saúde da família, das unidades de saúde e de políticas de assistência social.

A implantação desta infraestrutura está aí, ela existe, está em funcionamento, em relação a outros municípios se a gente comparar, não tem uma demanda por investimentos tão pesados.

Mas a cidade tem uma demanda no custeio e para que a gente melhore esse custeio, se faz necessário ampliar os serviços públicos, ampliar a saúde da família para 100%. Ampliar a vaga nas creches, escolas, para que a gente consiga fazer uma política de assistência social mais forte, a gente precisa fazer com que o econômico funcione.

Nós não estamos sozinhos, nós vamos competir com outros municípios em algumas áreas. Temos que aumentar o nosso índice de participação daqui a 2, 3, 4 anos, nós precisamos de ter investimento privado no município, indicando um comércio forte, serviços muito forte. Então nós precisamos trabalhar o econômico nesse momento pois é o que vai fazer a manutenção dos serviços públicos.

Repórter: existe um projeto para captação de indústrias para o município? 

Guerino Balestrassi: tem sim, o que a gente precisa é melhorar o ambiente de negócios do município, esse ambiente de negócios faz com que exista esse ambiente empreendedor que eu estou falando. Para que percebam que o município tem: áreas próprias destinadas, percepção por partes das indústrias que no município tem incentivos fiscais, qual é a agilidade para aprovação de um projeto, qual a maneira que a cidade recebe o empreendedor, como que você descobre os espaços em branco para complementar a indústria local e regional. Tudo isso já estou fazendo. Dois dias depois da eleição já trabalhei focado nisso já pensando no que nós vamos fazer nessa área e já articulando com alguns empreendedores de fora. 

Nós estamos na região da Sudene, temos que trabalhar muito forte os nossos polos industriais, temos como fazer em Colatina uma Z.P.E. temos como fazer uma estação aduaneira para a gente exportar. Então existem muitas coisas para fazer parceria e já estou caminhando nesse sentido. Mas é importante que tenha um processo de formação e de capacitação, tanto da população, quanto do servidor público, para esse ambiente de negócios. Outros municípios já fizeram isso, e nós precisamos avançar.

Do nosso projeto de 20 anos, nós temos um problema de quatro anos, que a gente precisa resolver. Teremos que fazer uma gestão de quatro anos, como se fosse de 8 anos, pra gente recuperar esse tempo de falta de foco por alguns momentos deste 20 anos. Que isso não é deficiência de um ou outro prefeito, pode ser até minha, pode ter sido do Leonardo e até alguma coisa do Sérgio. Mas não é culpar e nem olhar pelo retrovisor. Temos que acertar velozmente para que a gente organize o município, pois é isso que vai fazer que os nossos serviços públicos melhorem e que tenhamos qualidade de vida em nosso município.

Repórter: mudando o pouco foco da conversa. Qual a sua análise da eleição

Guerino Balestrassi: eu fui o último a ser candidato, entrei no último dia, nem estava com grande expectativas de ser candidato, e logo que aconteceu, nas nossas pesquisas internas sempre estava pontuando muito na frente, cerca de 20 pontos o equivalente a 12 mil votos de frente, comprovadas depois pelas redes externas também. Eu trabalho muito com estatística, portanto tanto no nosso controle como o externo, as informações batiam. Por estar na frente nós apanhamos muito, muito fake news, muita pressão. 

Acredito de que agora pra frente o Brasil tem que repensar sobre essa questão de notícias falsas, tem que atuar com muita persistência para combater isso. É impressionante, eu na hora de votar, as pessoas perguntavam pra mim, quando eu iria mudar para Colatina. Eu queria dizer pra população colatinense que nunca mudei da cidade. Somente tenho um apartamento, que era financiado até outro dia, terminei de pagar. Já trabalhei em Vitória, mas voltava para a cidade, trabalhei em Aracruz e voltava quase diariamente, por que é aqui onde eu moro e vivo e tenho a minha empresa.


Outra coisa que foi muito impactante foi a questão de animais, sendo que tive animal a vida toda. Quando criamos o Centro de Controle de Zoonoses, lá em 2001, que era uma política da vigilância sanitária e a gente sempre teve muito cuidado, onde havia as regras naquela época que hoje vão melhorando. Me colocaram com fotos de vídeos lá da China, a matança de animais e colocaram isso como se fosse eu. Eu vendo aquilo, eu me perguntava, será que posso votar em mim mesmo? Foi uma coisa impactante.

Nos últimos dias a fake news foi muito forte. Isso fez que uma eleição que estava sendo natural, virasse uma eleição de rancor, violenta. E algumas pessoas que não entendem o processo, ficam odiosos, raivosos.

Nos últimos dias a diferença de 12 mil votos caiu, com a possibilidade até de perder a eleição. Mas a gente sempre esteve na frente, isso é que vale, esse que é o sentimento da população, pois queria uma proposta mais empreendedora e mais humana. A nossa proposta venceu e o nosso papel agora é de liderar esse projeto e juntar todo mundo e diminuir os conflitos na cidade. A minha esposa sempre pede para que a gente ore pelas pessoas que pensam maldade da gente e nós vamos fazer isso.

Repórter: após 12 anos do término de seu segundo mandato o senhor volta a assumir a cadeira de prefeito de Colatina. Como está cabeça do Guerino para esse novo desafio?

Guerino Balestrassi: eu sempre conversei muito com muitas pessoas, uma delas é o Geraldo Pereira Filho, Diretor da Rádio Difusora, sempre foi um parceiro que dialogamos muito sobre empreendedorismo, quando fizemos o Empretec, essa sempre foi a base da minha cabeça.

Esses conceitos foram bem mais aprimorados  nesses 20 anos. A minha experiência foi muito voltada a área de desenvolvimento, quando passei pelo Bandes e fizemos o Microcrédito, onde a gente conheceu como se forma um crédito para um pedreiro, para o serralheiro, para os lojistas pequenos. Isso melhorou muito a minha visão de como você pode incluir todos em um projeto.

Eu tive uma passagem pela Secretaria de Planejamento, no Governo do Estado, onde entendo o que é um orçamento estadual e como se faz a divisão desse bolo e como estabelecer metas e rumo. A minha passagem pela Secretaria de Ciência e Tecnologia foi muito inovadora, onde a gente criou o Sinapse da inovação tecnológica.

Mas o que mais me ensinou foi o contato com o dia a dia com a população. Aquelas coisas mínimas que te falam que você tem que ficar atento para ouvir. Isso foi fundamental, pois são as coisas do dia a dia que você ouve e tem que aprender e buscar a solução. E mostrar a população que não é o que você quer o que vale, mas sim às vezes você está oferecendo um mundo pra ele e ele quer uma coisa tão simples. A gente tem que entender o que o povo precisa.

Repórter: Como será a construção da equipe de governo?

Guerino Balestrassi: governar é diferente de administrar, muitas vezes as pessoas estão na administração de uma empresa e ali é uma relação de  metas, mas governar é diferente, é ter 100% de administração de gestão, de qualidade, a administração da forma mais profunda e de qualidade absoluta.

Governar é ter 100% de qualidade política. É a atenção total de como você se relaciona com as pessoas e com as instituições. O meu governo vai ter 100% qualidade administrativa e 100% de qualidade política.

Nós vamos explicar para a população qual o projeto que nós estamos tocando. Queremos levar a cidade para um projeto. As instituições que estão aqui, filantrópicas, Igrejas, vamos explicar o projeto e mostrar estatisticamente o por que estamos fazendo.

Estamos em grupo político, tem muitos atores já, como o deputado estadual Renzo Vasconcelos que nos deu uma base, uma deputada federal que nos ajudou foi a Lauriete, temos muitos parceiros e vamos dialogar com todas as instituições.

O meu secretariado terá esse perfil de qualidade técnica  e qualidade política, é claro que você não acha isso de uma hora para outra, as vezes você entra com um time que já tem a experiência, e depois você vai reformando. Mas existe um grande problema no município. pois não se acha quadros tão qualificados devido a remuneração, no setor privado se paga muito melhor que o setor público. São conceitos básicos, que devemos passar e explicar a população.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido