Renato Casagrande: ‘Estamos preparados para começar a vacinar’

Um ano difícil, com lições importantes e com uma complicada gestão de crise pela frente. Mas, a vacina contra a covid-19, já aprovada e sendo aplicada em alguns países, e em ritmo de aprovação no Brasil, em meio a uma batalha que envolve polarização ideológica, disputa política e ciência, é uma das esperanças e maiores expectativas. É assim que pensa o governador do Estado, Renato Casagrande.

O governador despontou em 2020 como uma liderança nacional capaz de dialogar com o governo do presidente Jair Bolsonaro, mesmo com diferenças ideológicas que alimentam um tensionamento que toma conta de todo o País, desde discussões em família até articulações políticas que podem sacramentar os caminhos que definem o futuro da nação. E tudo justamente em um período que ficará marcado na história mundial.

“Nossa grande esperança é que de fato a gente tenha, a partir de fevereiro, o início da vacinação. Que a vacina chegue aos brasileiros em fevereiro de 2021. Há possibilidade de chegar. Conquistamos isso pelo debate com o governo federal, com o Presidente, com o ministro Pazuello (Saúde), com a coordenação nacional.

O governo federal vai coordenar o Plano Nacional de Imunização. Vai adquirir, segundo eles, todas as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e nós estamos preparados no Espírito Santo para começar a vacinar. Temos seringas, temos experiência, já falamos com os municípios e temos todas as condições de começar o programa de vacinação aqui em fevereiro.

Vamos começar com profissionais de saúde, com pessoas de mais idade. A vacinação deve perdurar durante o ano de 2021 todo. Mesmo com a expectativa, temos que dizer que estamos perdendo em média 25 pessoas por dia neste momento. Pessoas que morrem de covid-19 no Estado. E se você acha que o problema está resolvido por causa da vacina, não está resolvido ainda porque a vacina não chegou. Então, é preciso que a gente tome muitos cuidados”. Revela Casagrande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido