Constrangimento no primeiro dia de governo Balestrassi. Entenda o porquê

“Tradicionalmente, todo gestor que sai, quando encerra seu mandato, realiza as exonerações de todos os servidores em comissão no dia 31 de dezembro. Isto é prática comum, era o que todos imaginavam que iria acontecer, para justamente permitir que o próximo gestor que ingressa na administração pública  tenha liberdade de poder estar analisando as situações, escolhendo os técnicos com quem ele vai trabalhar”. Esta afirmação é do Procurador Geral do Município Eliseu Vitor de Souza.

Mas em Colatina, isso não aconteceu. Neste caso, coube ao novo prefeito ter essa necessidade, como primeiro ato, de estar praticando essas exonerações para que ele possa fazer uma análise de toda a estrutura administrativa do município, descobrir o número real de comissionados, o quanto isso representa em valores e proceder qual a melhor utilização do quadro de servidores efetivos.

Segundo uma funcionária efetiva da Prefeitura de Colatina, o constrangimento foi grande. “Pessoas chegando para trabalhar em diversos setores e sendo exoneradas. “Poxa por que não foi feito isso no final do ano? Evitaria esse constrangimento. Afirma uma servidora de carreira que não quis se identificar.
 
Segundo o setor de comunicação da Prefeitura de Colatina, “a prioridade dessa gestão vai ser a valorização do servidor efetivo. Então se há servidor efetivo que possa exercer aquela função que o comissionado estava exercendo, a prioridade será a utilização desses servidores. Logicamente que está sendo analisada também a estrita necessidade para fazer frente aos serviços essenciais, em especial o combate à Covid-19, e demais serviços essenciais à população, de que sejam contratados servidores em comissão. Afirma.

Essa análise será feita com calma, os serviços públicos não serão interrompidos, todas as necessidades pontuais serão respondidas, vão ser resolvidas. Qualquer nova nomeação será feita com responsabilidade financeira e de acordo com a real necessidade administrativa”. Afirma.

A Procuradoria Geral do Município revelou que o número oficial de comissionados e valores financeiros que estes cargos representavam, os pontos diários ainda estão sendo verificados para se ter a real situação.

Nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil do ano, o prefeito Guerino Balestrassi assinou um decreto que exonerou 242 cargos comissionados da prefeitura de Colatina.

4 respostas

  1. Realmente foi uma das falhas grande do Prefeito anterior, a atual administração ficou na responsabilidade de fazer às exonerações para posteriormente colocar a sua equipe de Governo que é o correto, boa sorte aí Guerino.

  2. PREFEITO GUERINO BOA TARDE E BOM ANO !!!
    GOSTARIA DE SABER SE VC TEM UMA DATA PARA PAGAR AS DEMISSÕES INCENTIVADAS, JÁ QUE ESTAMOS APONSENTADOS E DAMOS ENTRADA A BASTANTE TEMPO .. NINGUÉM FALA NADA , ESTE ANO COMPLETO 61 ANOS DE IDADE ..SOU PROFESSORA DESDE 1979 E QUERO DAR LUGAR A OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO …. MUITO OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇÕE HOJE E SEMPRE 😃

  3. Ninguém pode ser obrigado a fazer o quê é de praxe ou tradicionalmente feito. Todos são obrigados a fazer o que é de lei. Que cada gestor assuma suas responsabilidades diante da Lei e não pra agradar ou facilitar a vida de ninguém. Quer demitir demita e se responsabilize pelas demissões. Não quer demitir? NAO DEMITA! A Lei ordena que demita.? Faça isso…se não…nao precisa fazê-lo. Não jogue pedras no telhado dos outros se o seu é de vidro. Quer colocar os amigos pra trabalhar …Coloque mas nao responsabilize o outro por nao ter demitido quem já estava trabalhando. Nos poupem dessa novela. Me lembrou um filme que já vi..um Prefeito entra e pinta de azul a cidade…o outro entra e manda pintar de branco…um entra e demite os que estão trabalhando …ai o outro entra e coloca seus “amiguinhos”….Que nojo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido