Governador Renato Casagrande admite possibilidade de ES entrar em consórcio de estados para comprar vacinas

O Espírito Santo pode entrar em um consórcio, envolvendo outros estados brasileiros, para adquirir vacinas contra a covid-19. A possibilidade foi admitida pelo governador Renato Casagrande, durante uma entrevista à rádio CBN, na noite desta terça-feira (5).

Casagrande afirmou que o Estado tem tentado adquirir doses da vacina diretamente dos fabricantes, mas tem esbarrado na política de alguns laboratórios, que só aceitam vender os imunizantes para os governos nacionais.

“Estamos em contato com a Pfizer, com a Moderna. Mas eles não têm interesse em vender para os estados. Pode ser que chegue algum momento em que o governo federal não queira comprar a vacina de algum laboratório e nós tenhamos a oportunidade de comprar. Mas hoje eu não tenho de onde comprar a vacina”, declarou.

Segundo o governador do Espírito Santo, a ideia de um consórcio entre os estados poderia viabilizar a compra das vacinas, possibilitando aos estados iniciarem as campanhas de vacinação, independentemente da atuação do governo federal.

De acordo com Casagrande, a proposta para a criação desse consórcio ainda está na fase de conversas. No entanto, ele afirmou que, se a proposta for adiante, o Estado aceitaria integrar esse grupo.

“O Espírito Santo pode sim entrar num consórcio, se isso for mais fácil para a gente adquirir as vacinas. Talvez o volume de vacina que a gente possa comprar seja maior, o que interesse a gente a fazer esse trabalho [de imunização] de forma mais ágil”, destacou. 

“Não tem essa iniciativa do consórcio para compra, mas tem conversas soltas que podem levar a uma proposta como essa”, frisou o governador.

Reserva de recursos

Casagrande afirmou ainda que o governo do Estado tem reservado um volume de recursos para adquirir vacinas contra a covid-19, caso o Espírito Santo consiga comprar os imunizantes diretamente dos laboratórios. 

“Estou reservando R$ 200 milhões para a gente poder adquirir vacina, se a gente conseguir comprar as vacinas e adiantar o plano de vacinação no Espírito Santo. Se algum laboratório quiser vender, negociar e ter uma parceria conosco, a gente tem as condições para fazer isso”, ressaltou.

Casagrande, no entanto, afirmou que, assim como outros governadores, espera que o governo federal adquira todas as vacinas disponíveis e as distribua aos estados, e também coordene o plano nacional de imunização. Para isso, os governadores querem uma nova reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o assunto.

“Tivemos hoje um contato com o secretário nacional do Ministério da Saúde e pedimos uma reunião, através do Fórum de Governadores, com o ministro da Saúde, uma nova reunião. O ministro sempre nos atende muito bem. Mas a nossa ansiedade é com a ausência de um cronograma, que a gente possa ter segurança, expectativa, esperança em vencermos essa pandemia”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido