Governo do Estado: municípios do noroeste registram redução de 71,4% no número de homicídios

No noroeste do Espírito Santo, o trabalho de investigação e inteligência da Polícia Civil (PCES), em articulação com a Polícia Militar (PMES) e outros órgãos, resultou na redução de 71,4% no número de homicídios em 2020, com relação a 2019. Juntos, os municípios de Ponto Belo, Montanha e Mucurici somam dois homicídios ao longo de 2020, contra sete registros em 2019.

Individualmente, os três municípios apresentaram bons resultados no último ano. Em 2020, Ponto Belo alcançou o terceiro ano consecutivo sem homicídios. Mucurici também teve um ano inteiro sem homicídios em 2020, contra 01 homicídio em 2019. Montanha foi o município com maior redução: de 06 homicídios em 2019, a cidade registrou 02 casos em 2020.

A Delegacias de Polícia de Montanha, que atende as três cidades, é comandada pelo delegado Leonardo Ávila. O titular explica que o serviço de inteligência e investigação é crucial para a elucidação dos crimes e, por consequência, a redução da criminalidade violenta.

“O trabalho integrado que vem sendo realizado pelas Polícias Civil e Militar na região tem gerado excelentes resultados. Temos que destacar também a parceria com as prefeituras, além do apoio do Ministério Público e Poder Judiciário, que conferem agilidade nas medidas cautelares solicitadas, como pedidos de busca e de prisão”, afirmou o delegado.

100% DE RESOLUTIVIDADE

As investigações e operações realizadas nos três municípios resultaram em números expressivos. Durante o ano passado, a Delegacia de Polícia de Montanha recebeu 297 suspeitos conduzidos, 22 armas de fogo foram apreendidas, além de munições e entorpecentes como: maconha, cocaína e crack.

O titular da unidade destacou o trabalho investigativo realizado, que resultou em um índice de resolução de homicídios e latrocínios de 100%. “Todos os crimes com morte tiveram suas investigações concluídas e foram elucidados. Esperamos que, em 2021, continuemos alcançando resultados satisfatórios, que trazem paz aos moradores destas cidades”, afirmou Ávila.

COLATINA TEVE REDUÇÃO RECORDE

Com 10,53 mortes a cada 100 mil habitantes, a taxa de homicídios em Colatina é a menor dos últimos 24 anos, conforme dados do Atlas da Violência e da Polícia Militar. O número de assassinatos registrados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelam que os números de mortes reduziram em mais de 50% de 2017 na comparação com 2020.

De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Carlos Balbino, os resultados positivos alcançados, nos diversos indicadores de segurança, foram frutos de um trabalho comprometido e intenso da equipe de Policiais de Colatina, além do combate ao Tráfico de Drogas com repressão qualificada, abordagens diárias, operações diversas com foco na antecipação de problemas criminais, integração com os demais órgãos como Poder Judiciário e Ministério Público.

Outro fator importante que o Capitão Balbino destacou durante a entrevista, foi a parceria com a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, através do Delegado Deverly Pereira Júnior, dando grande efetividade nas ações de prisões de indivíduos específicos e responsáveis por vários crimes.

Em 2017, Colatina registrou 30 homicídios, já em 2018 foram 16, 2019 foram 15 homicídios e em 2020 houveram 13 registros, a menor taxa desde 1996, quando foi iniciada a séria histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido