Novo Secretário de Saúde Municipal fala sobre a implantação do SAMU em Colatina

Divulgado pela gestão anterior que a  inauguração seria em outubro de 2020, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) ainda faz parte somente do imaginário do colatinense. Sem data prevista para iniciar os serviços, devido à uma série de etapas que a nova administração terá que superar, a implantação do atendimento vai rompendo burocracias para acontecer em Colatina.

Segundo o atual Secretário de Saúde de Colatina, Michel Bertolo, o processo de implantação está na fase final. “Já temos a base (Bairro Marista) que é a contrapartida que o município de Colatina proporcionará para ter o atendimento. É importante relatar que estamos na fase final de estruturação do local para receber a equipe médica, de enfermagem e equipe técnica”. Revela Michel.

O Secretário de Saúde de Colatina disse que nesta sexta-feira (8) ocorreram licitações para serem adquiridas, camas, colchões e travesseiros para acomodar toda a equipe nesta estrutura da base do Samu.

“Posteriormente, finalizando o processo, iremos mostrar para a população a estrutura e como foi concretizado o espaço para atendermos Colatina”, afirma o secretário.

DEMANDA

Colatina tem uma enorme demanda desse tipo de serviço, uma vez que muitos acidentes ocorrem nas vias da cidade e interior. Atualmente essa função fica a cargo do Resgate do Corpo de Bombeiros, que anda sobrecarregado, uma vez que a Corporação presta atendimento não apenas à Colatina, mas em diversas cidades da região noroeste e norte do Estado.

A demanda do Município de Colatina é altíssima. Em estudo feito no Hospital Sílvio Avidos afere-se que 86% das internações estão no setor de traumatologia, e a necessidade de ambulâncias para atender casos em comunidades que não são derivados de traumas também é grande.

Colatina possui atualmente nove (09) ambulâncias que prestam serviços à sociedade. Sendo que quatro (04) ambulâncias são procedentes de emendas parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido