Casagrande acredita que vacinação contra covid-19 chegue para todos a partir de março

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, prevê que a vacinação chegará à toda a população a partir de março. “Acredito que a partir de março, teremos essa possibilidade à medida que os laboratórios estiverem produzindo mais”, planeja. Ele deu a declaração na manhã desta segunda (25), durante a aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford em 26 agentes comunitários de Saúde de Cariacica, na unidade de saúde de referência do bairro São Francisco.

A cidade se tornou o primeiro município do Espírito Santo a vacinar com o imunizante, vindo da Índia, e enviado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que chegou na tarde de domingo (24) ao Estado. Foram 34.500 doses ao todo.

Casagrande frisou que, devido à pouca quantidade, o público-alvo é bem restrito. “Temos a alegria de constatar que a vacinação começou. Infelizmente, ainda em quantidade pequena. Recebemos 101 mil doses do Butantan, o que dá para vacinar 50 mil pessoas. Com as que recebemos ontem (domingo), da AstraZeneca, iremos vacinar especialmente os profissionais da Saúde e aplicar a segunda dose até três meses depois quando a Fiocruz nos encaminhar o quantitativo para a segunda aplicação”, contabilizou. 

Ele disse que a escolha pelos agentes comunitários é justificada porque esses profissionais estarão na linha de frente quando o alcance da vacinação se tornar mais amplo. O governador está em constante diálogo com o Ministério da Saúde para que inclua, nas próximas remessas, idosos acima de 80 anos que não estejam em casas de repouso ou em asilos. “Eu tenho defendido junto ao ministério que a gente consiga incluir esse grupo, que é de risco para covid, com as doses que virão do Butantan”, planeja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido