Movimentos sociais de Colatina dão adeus a Lula Rocha

Os movimentos sociais capixabas estão de luto, com o falecimento de Lula Rocha, importante militante do movimento negro, da educação popular e dos direitos humanos. Lula, que tinha 36 anos, havia ficado internado no ano passado por problemas de saúde e foi novamente internado no Hospital Dório Silva, na Serra, onde faleceu na madrugada desta quinta, após complicações de uma hemodiálise.

A notícia pegou a todos de surpresa, já que Lula vinha atuando de forma muito ativa em espaços políticos e partidários nos últimos meses, como fez em toda sua vida.

Em Colatina integrantes dos movimentos sociais sentiram muito a perda de um grande companheiro de luta. O Movimento de mulheres negras de Colatina e Região Zacimba Gaba, escreveu:

“Nós do Movimento de Mulheres Negras Zacimba Gaba de Colatina e Região acordamos com o Quilombo em lágrimas. Perdemos não só um militante, mas um alicerce de luta para povo negro do Estado do Espirito Santo e do Brasil.

Lula Rocha foi e sempre será uma referência na luta contra o extermínio da juventude negra e no compromisso com os direitos humanos.

Sentimos a morte de Lula e queremos deixar não só os nossos sentimentos, mas também um abraço bem forte de todas as mulheres e mães negras do Zacimba Gaba para sua mãe, Maria Penha Silva.

Lula Rocha, presente!”  Afirma Eliane de Fatima Inácio, coordenadora do Zacimba Gaba.


Morador do Bairro Santana, em Cariacica, e oriundo de família militante, era filho do ativista dos direitos humanos Isaías Santana. Lula teve trajetória destacada na luta social desde muito jovem, tendo sido líder do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes), que contribuiu para denunciar o extermínio de jovens negros no Espírito Santo e visibilizar as pautas relacionadas com a juventude capixaba.

Ele foi um dos fundadores do Círculo Palmarino e atuava também na Coalização Negra por Direitos, entidades nacionais do movimento negro, além participar do bloco AfroKizomba, principal expressão da cultura negra no carnaval de Vitória, e da escola de samba Unidos da Piedade. Liderança popular, chegou a ser candidato a vereador em Cariacica pelo PCdoB, mas nos últimos anos vinha militando ativamente no Psol, onde se configurava como uma das principais lideranças a nível estadual.

Atuou também pela Pastoral Operária e integrava atualmente a coordenação do Fórum Igreja e Sociedade em Ação, que articula movimentos sociais e Igreja Católica. Ainda era coordenador do maior cursinho popular do Espírito Santo, a Rede Afirmação, que conta com diversos núcleos na Grande Vitória, com objetivo de contribuir para inserir jovens das periferias nas universidades.

Durante a pandemia do coronavírus, a Rede Afirmação realizou campanhas de arrecadação para ajudar os estudantes em condições de vulnerabilidade e suas famílias. Além disso, Lula também contribuiu com a Frente Estadual pelo Desencarceramento no Espírito Santo, denunciando as preocupantes condições nos presídios e a necessidade de retorno às visitas dos familiares. Contribuiu, ainda, para abertura de diálogo do governo do Estado com o movimento negro capixaba, levando suas demandas para lidar com a emergência do Covid-19, que atingiu de forma mais impactante as pessoas e comunidades negras.

Parece muito cedo e repentina sua partida. Simpático e humilde, Lula Rocha era figura de sorriso fácil e escuta atenta, sempre presente tanto nas manifestações políticas como nos espaços culturais, com seu amor especial ao samba.

Lula, vinha sendo uma das principais lideranças políticas no campo popular de sua geração, que agora começa a ganhar espaço no poder, a partir da eleição de Camila Valadão (Psol) como vereadora de Vitória.

Em suas redes, o Círculo Palmarino escreveu: “Lula foi para Palmares”. Que esteja bem onde estiver. E que permaneça na memória como grande exemplo.

Um ato de solidariedade por seu falecimento ocorreu nesta quinta-feira (11), na Praça Vermelha, no Centro de Vitória.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido