Peças e rodas de carros abandonados nas ruas estão sendo furtadas em Colatina

No dia 19 de março de 2019 foi retratado pelo Portal de Notícia ES FALA a falta de iniciativa do município de Colatina em retirar da Avenida Benjamim Costa, e em diversos bairros do município, os automóveis abandonados.

Na época o Promotor de Justiça Dr. Izaias Vinagre disse que: “O exemplo da Rua Benjamim Costa, onde estão vários veículos estacionados, é a demonstração da total omissão do poder público municipal. A maioria dos carros que se encontram nesta via são oriundos de apreensões da polícia. Mas o município está sendo omisso em não tomar providências junto aos órgãos competentes para a remoção dos veículos”, afirmava o promotor.

Na citada data a Prefeitura Municipal de Colatina respondeu a notificação do MP: “A administração pública, através da Superintendência de Vigilância de Saúde, respondeu ao Ministério Público que foram notificados os proprietários dos veículos para serem retirados, os que não foram, mantém periodicamente um trabalho de vistoria para que não se proliferam as doenças transmitidas por mosquitos”, disse a PMC.

“Uma ação meramente paliativa, demonstrando omissão do poder público em resolver esse grave problema gerador de doenças e transtornos para a sociedade colatinense”, e revelou na época o Promotor de Justiça Dr. Izaias Vinagre.

Veículo abandonado em frente ao Sanear

Vinte e dois meses se passaram, e nada foi feito para mudar a realidade da rua Benjamim Costa. Nesta rua está localizada a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a escola Dr. Octávio Manhães de Andrade e o Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), ou seja, o fluxo de pessoas que passam onde estão os automóveis é significativo e elas estão sujeitas às doenças como a dengue, entre outras.

Esta semana a Unidade Móvel do Portal ES FALA recebeu a informação de que as rodas e peças dos carros lá estacionados estão sendo roubadas. Uma pessoa que não quis se identificar disse que já viu furto no local em plena luz do dia. “A gente fica com medo, pois passamos aqui todos os dias e a gente não sabe o que pode acontecer de pior”, afirma uma funcionária que trabalha nas proximidades.

Desde 27 de novembro de 2007 existe uma lei municipal que normatiza a proibição do abandono de veículos e que coloca sob a responsabilidade da Prefeitura de Colatina as providências devidas para a retirada de veículos, carcaças, pneus e outros itens correspondentes aos automóveis. A lei ainda determina que após 90 dias se o proprietário não se manifestar, a prefeitura poderá leiloar o veículo e reverter o dinheiro para o município.

Na semana passada mais uma movimentação para amenizar o problema foi executada. Desta vez a ação foi conjunta envolvendo agentes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, com o apoio da Polícia Militar. Foram constatados diversos veículos abandonados em ruas da cidade.

Veículos abandonados em frente ao antigo Tiro de Guerra

Na ocasião foi feito o registro, identificação e determinação de prazo para que os proprietários retirem os carros do local e as possíveis punições aos envolvidos. De acordo com a prefeitura, a ação visa trazer mais organização no trânsito de nossa cidade.

Já os moradores das ruas adjacentes a Benjamim Costa esperam que efetivamente se resolva o problema, pois por anos a comunidade convive com as sucatas abandonadas. “Gostaria muito que resolvessem esse problema que se entende por tantos anos. Falta de pedir não foi. Quem sabe agora a gente pode ser atendida e acabe esse desleixo que prejudica, alunos, contribuintes e moradores do local”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido