Colatinenses reclamam de água escura saindo das torneiras. Conheça o problema

Um problema que ocorreu no Centro de Tratamento de Água (ETA I), localizado no bairro Marista, trouxe transtornos para o colatinense, na quinta-feira (25) e nesta sexta-feira (26). O problema foi ocasionado no momento em que estava sendo feita a operação para decantar a lama que chega, junto com a água, ao ETA I. A filtragem não suportou a quantidade de água que foi inserida na operação e com isso os resíduos passaram pelo filtro chegando a casa de milhares de moradores.

Com a coloração marrom, as pessoas não puderam utilizar a água para a lavagem de louças, panelas, em bares, restaurantes e também se banhar. Por isso, muitas pessoas estão aguardando a normalidade, ou seja, que a água chegue com a qualidade necessária para que ocorra a retomada dos serviços de limpeza nos lares e estabelecimentos.

Segundo informações extraoficiais, houve falha no momento em que é feita a manobra para que a lama que é trazida pelas bombas proveniente do Rio Doce decante. Para que o procedimento ocorra corretamente, a quantidade de água não pode ser superior ao que o filtro suporta. Desta forma, quando a quantidade de litros é superior a filtragem não é feita adequadamente e com isso passa os resíduos, chegando assim, nas torneiras dos colatinenses.

O problema já foi resolvido, mas ainda a coloração da água não voltou totalmente ao normal, pois os reservatórios estão cheios e para que se reverta o problema, a água deverá ser substituída por água limpa e isso somente ocorre na medida que a população abra a torneira para que a água com a coloração marrom saia. 

Uma resposta

  1. Vi hoje a reportagem, com o diretor operacional do Sanear, nervoso, que estavam fazendo a limpeza da eta, mas acredito q o sanear tem uma empresa q presta este tipo de serviços, a um bom tempo, ai está colocando a culpa na renova, acredito q está faltando a pessoa responsável pelo reservatório responder, por que não foi filtrado devidamente, se o consumo almentou apenas no dia de ontem, foi falta de planejamento?, ou a algo a mais ? Ou teve algum tipo de iresponsabilidade por parte do Sanear ? Esfala investiga isso nós população estamos no prejuízo mais uma vez ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido