Escadaria de Colatina inspirada na Selarón promete ser ponto turístico na cidade.

A escadaria que fica na travessa Liberalino de Moraes está em processo de revitalização. Foi através do projeto contemplado no Edital de Incentivo à cultura Aldir Blank que a idealizadora do projeto, Joelma Gusson pôde colocá-lo em prática.

“No final de 2020 eu e meu irmão Joelson Gusson (produtor artístico deste projeto), pensamos na possibilidade de revitalizá-la, mas não tínhamos nenhum recurso. Foi quando surgiu o edital e meu irmão sugeriu que nos inspirássemos na escadaria do artista chileno Jorge Selarón.” Contou a idealizadora.

A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, Brasil, decorada pelo artista chileno radicado no Brasil de longa data, Jorge Selarón, que declarou-a como uma “homenagem ao povo brasileiro”.

A Escadaria da Diversidade, nome do projeto, possui 4 lances de escadas totalizando 120 degraus do lado esquerdo e 120 do lado direito. O projeto contemplado fará até o primeiro patamar. Todo o processo de azulejaria contou com a doação da comunidade, pois para comprar não seria possível ter uma diversidade tão grande de peças.


Joelson Gusson, produtor artístico do projeto

“Após criar a rede social que leva o nome do projeto @escadariadadiversidade, publiquei um vídeo explicando todo o processo. Esse vídeo rivalizou e comecei a receber o contato de muitas pessoas que queriam eternizar suas peças na escadaria.” Lembrou Joelma Gusson.

Joelma conta que recebeu peças de um hotel em reformas no Rio de Janeiro com azulejos holandeses, uma remessa de peças da artista Jakeline Varnier feitas especialmente para este projeto além de doações de argamassa e valores em espécie para comprar grama e plantas.

“A parte mais difícil foi a asa. Foram dois dias para cortar todas as pequenas penas da asa e colar como um quebra-cabeças. Nesse processo a experiência artística de Joelson foi fundamental junto a equipe que trabalhou na obra (Adenildo e Elton).”Destacou.


Joelma Gusson, idealizadora do projeto.

O prazo para a entrega da obra é no final do mês de março. Falta o paisagismo e iluminação, mas Joelma não quer parar por aí e já tem novas ideias para colocar em prática no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido