Covid-19: leitos de UTI da Santa Casa de Colatina estão 100% ocupados

Uma notícia preocupante quanto a pandemia de Coronavirus em Colatina. Todos os leitos de UTI dos hospitais contratados pelo SUS estão ocupados. Há dois dias essa é a realidade da Santa Casa de Misericórdia de Colatina. O hospital tem 10 UTIs contratadas pelo Estado. Desde dezembro do ano passado a taxa de ocupação se mantém alta, acima de 90%, de acordo com a diretora do Hospital, Débora Gatti. A diretora explica que a falta de vagas também se deve ao tempo de internação que está maior em relação ao início da pandemia

De acordo com Débora, antes um paciente ficava internado de 9 a 10 dias e hoje se percebe que estão chegando muitos pacientes com comorbidades, a maioria com sobrepeso, obesos e por isso estão ficando mais tempo na UTI. O hospital também tem 19 leitos de enfermaria, mas até a clínica Covid está cheia. Atualmente apenas 2 leitos estão vagos. A maioria dos pacientes internados na Santa Casa tem mais de 60 anos.

Por enquanto a alta demanda para os tratamentos da Covid ainda não prejudicaram os atendimentos eletivos.

“Hoje a Santa Casa encontra-se com sua lotação máxima nos leitos de UTI. Os pacientes se encontram em estado grave, 03 pacientes entubados e 05 pacientes traqueostomizados com uso de respiradores, estando somente 02 com o quadro estável. Na enfermaria covid estamos com 19 pacientes, e alguns com uso de oxigênio. É a primeira vez que estamos com praticamente todos os leitos ocupados e com um quadro mais grave de pacientes” Revela Débora.


A situação também é crítica nos outros hospitais da cidade que tratam pacientes com a Covid 19 pelo SUS. Em todos eles a taxa de ocupação está acima de 70%.

No Hospital Silvio Ávidos de 27 leitos, 19 estão ocupados. Na Casa de Saúde Santa Maria apenas 2 leitos de UTI estão disponíveis. No Hospital São José 18 dos 24 leitos de UTI estão ocupados, isso é um reflexo da Covid na região.

No mapa de risco do último domingo, 16 cidades do Noroeste aparecem em amarelo. Nove dessas cidades se mantiveram na classificação de risco moderado. Outras sete estavam em risco baixo na semana passada e mudaram para o moderado. Colatina está nesta lista. Ultrapassou 15.020 casos confirmados de Covid e mais de 200 pessoas morreram com complicações da doença.

Nesta quarta-feira (10), mais 70 casos positivos em Colatina e mais uma morte por Coronavírus. Essa é  a quinta morte seguida desde sábado passado no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido