Colatina recebe Capacetes Elmos para tratamento da Covi-19

Colatina irá receber 16 Elmos, capacetes de respiração assistida, criados por pesquisadores do Ceará.  Os capacetes estão sendo usados em todo país para auxiliar a recuperação de pacientes com insuficiência respiratória, causada pelo coronavírus.

O Elmo, é um capacete de respiração artificial não invasivo que reduz em até 60% a necessidade de internação em UTI e a intubação de pacientes com Covid-19. O Elmo contribui para a melhora do quadro respiratório dos pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, que é quando o pulmão não consegue captar oxigênio. O aparelho tem ajudado no manejo desses pacientes, sem a necessidade de suportes invasivos, sem precisar utilizar as UTIs [Unidade de Terapia Intensiva], além de possibilitar um menor tempo de internação no hospital.

“Buscando soluções para o enfrentamento da Covid-19 em nosso município, após muitas pesquisas, vimos o que estava sendo feito no Ceará, e os bons resultados com o uso do Elmo. Buscamos a parceria da Findes, para trazer os capacetes para nossa cidade e assim desafogar as UTIs e proporcionar um tratamento menos invasivo”, destacou o vereador Miguel.

Os Elmos entregas nesta semana nos hospitais atendem pacientes com Covid em Colatina: Hospital Silvio Avidos, Hospital São José e Santa Casa.

Funcionamento

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

O equipamento pode ser desinfectado e reutilizado até cinco vezes. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e a maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus. Além disso, o equipamento será um legado da pandemia para a saúde e pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1. Se o Elmo era o nome do capacete que garantia a proteção dos guerreiros medievais, nos tempos atuais irá proteger e preservar a vida de pacientes na batalha contra a Covid-19.

ESFALA/Informação A Folha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido