Iluminação pública de Colatina será modernizada

O planejamento para a modernização da iluminação pública de Colatina teve a sua primeira reunião presencial nesta semana. A equipe da Inducta Solução e Energia, que venceu o edital da Caixa Econômica Federal e que vai conduzir os estudos de viabilização da Parceria Público-Privada (PPP) no município, esteve na cidade para fazer os levantamentos técnicos que irão subsidiar a contratação da empresa prestadora do serviço, dentro das necessidades da região.

Participaram do encontro o diretor de operações da Inducta, Romualdo Boaventura, o supervisor de operações Jefferson Mol, o secretário municipal de Obras João Paulo Calixto e o engenheiro eletricista da secretaria de Colatina, Evandro Braghin.
 

Além de definir os parâmetros que melhor atendem o município, seja do ponto de vista técnico, econômico e jurídico, os estudos técnicos da Inducta serão transformados em edital de licitação com normas bem definidas que a empresa vencedora terá que cumprir ao assinar o contrato da PPP. E tudo será estruturado no âmbito do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias Público Privadas da Caixa Econômica Federal (FEP Caixa).

Hoje, a cidade conta com cerca de 15 mil pontos de iluminação pública, dos quais apenas 10% têm luminárias de LED, que oferecem mais luminosidade, são mais eficientes e representam uma economia de, aproximadamente, 50% no consumo de energia elétrica. Com a PPP haverá a possibilidade de ampliar o aporte de investimento a curto prazo por parte do parceiro privado, dando agilidade ao processo de modernização, economicidade e eficiência do sistema de iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido