Ladrões furtam cabos e bombas do sistema de água e esgoto e deixam moradores de Colatina sem os serviços essenciais

Ladrões estão furtando cabos e bombas do sistema de água e esgoto deixando moradores de bairros de Colatina sem água. A empresa que cuida dos serviços já teve um prejuízo de 62 mil reais sem falar no transtorno causado aos moradores dos bairros alvos dos marginais.

Em razão dos furtos, o Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), teve que trocar os cabos de energia e o sistema de bombeamento de um bairro inteiro do município. 

De acordo com o Diretor Geral do Sanear, só neste ano o órgão já registrou três furtos de cabos e bombas de sistemas de água e esgoto. O Sanear, que é a autarquia responsável pelo abastecimento de água em Colatina, já contabilizou prejuízo de 62 mil reais.

De acordo com Nilo Locatelli, infelizmente essa conta é paga pela população uma vez que o Sanear tem que tirar recursos dos cofres públicos para poder restabelecer o serviço danificado. Ele disse que quando um sistema como este para de funcionar causa um grande transtorno para os moradores. Se é no sistema de esgoto os dejetos voltam para as casas. Se é no abastecimento de água as torneiras ficam secas.

Algumas estações são antigas ,porém, além de melhorias no sistema, o Sanear também precisa investir em segurança. O diretor Geral do Sanear disse que a autarquia tem planejamento para ser executado em breve não só de melhorias em relação à estrutura física das estações, mas também quanto à segurança, como a questão de vídeo monitoramento, cerca elétrica para poder inibir esse tipo de ação. Isso deve acontecer ainda em 2021.

A Polícia Civil investiga os casos e alerta que vandalismo é crime. Denúncias podem ser feitas pelo 181,que é o Disque Denúncia.

ESFALA: Foto ilustrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido