Governo do Estado: inscrições para CNH Social terminam nesta quinta-feira (22)

O período de inscrições da 2ª fase do programa CNH Social 2021 se encerra nesta quinta-feira (22), às 23h59. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que os interessados em participar da seleção para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adicionar ou mudar a categoria, de forma totalmente gratuita, devem se inscrever no site www.detran.es.gov.br.

Nesta fase, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, disponibiliza 2.500 vagas para pessoas de baixa renda. Também neste ano, já foram ofertadas 3.000 mil vagas na 1ª fase do programa e ainda serão disponibilizadas mais 2.500, na 3º fase, totalizando 8.000 carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões no CNH Social em 2021.

O resultado da 2º fase será divulgado no site do Detran|ES na próxima terça-feira (27), às 12h. Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 02 de setembro, às 12h, no site do Detran|ES. A lista de suplentes tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes após desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, na aba ‘CNH Social’, à esquerda, ou no banner na capa e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação Categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro), para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de Categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Como requisito para inscrição, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 11 de junho de 2021, além de ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido