Prefeitura desativa em setembro ciclofaixa do bairro São Silvano

Uma das principais notícias desse início de semana em Colatina com relação à mobilidade urbana na cidade foi a desativação no mês que vem, setembro, dos mais de dois quilômetros da ciclofaixa ao longo do bairro São Silvano. Na prática, é como se ela não existisse. Quem passa pelo bairro, não tem como não notar que a maior parte dela virou estacionamento de veículos. 

A sinalização que proíbe estacionar até existe, porém, muitas placas foram pichadas, e onde elas estão visíveis não impedem o motorista de parar. A Prefeitura fez um acordo com o Ministério Público e decidiu acabar com a ciclofaixa, instalada ano passado pelo então prefeito Sérgio Meneguelli, cujo investimento na ocasião custou R$ 250 mil aos cofres públicos. Agora, para remover o percurso, segundo o atual secretário municipal de Trânsito, coronel Ferrari, a estimativa é gastar R$ 75 mil. 

O primeiro passo será tirar as placas de sinalização e assim liberar 60 vagas de estacionamento para motos e cerca de outras 100 para carros. A Prefeitura informou que já está contratando a empresa que vai fazer o serviço, com expectativa de começar no próximo mês.

A ciclofaixa começou a ser construída no início do ano passado, em meio a muitas polêmicas. O Ministério Público mandou suspender o serviço até que a Prefeitura apresentasse um plano de viabilidade. O município, na época, assinou Termo de Ajustamento de Conduta e a demarcação da faixa dos ciclistas foi concluída em dezembro, investimento que também contemplava algumas ruas no centro da cidade.

 

Agora, a atual gestão da Prefeitura vai estudar uma forma de implantar a ciclofaixa, mas para o lazer. O Ministério Público manifestou-se favorável à desativação da ciclofaixa.

4 respostas

  1. Mais uma lambança causada pela administração pública que a população vai pagar…. Enquanto isso o posto de saúde do Bairro Honório Fraga nada né……..

    1. Meus sentimentos aos ciclistas que agora terão que disputar com os automóveis um espaço na avenida.
      Nesse caso, já sei quem sairá machucado!!!!!
      Se a preocupação era proteger o ciclista, não compreendo o motivo de retirar a ciclovia.

  2. Não compreendo o porque da desativação, ciclista precisa de cuidado, e a retirada da ciclofaixa fará o contrário disso. 75 mil pra retirada da ciclofaixa? invista esse valor para aperfeiçoar o que já existe!
    segue link para abaixo-assinado visando impedir a desativação da ciclofaixa. aos interessados, assinem, compartilhem e vamos tentar impedir essa ação.
    http://chng.it/yzDNCJyFfP

  3. Estou muito triste com essa notícia, e ainda com esperança que repensem a solução proposta. Eu não discordo que São Silvano precise de melhorias no transito, mas isso inclui a ciclovia, e não exclui. Eu sei que virou um estacionamento para pessoas de conduta questionável, mas pedalar é um meio transporte sustentável, e as melhorias não são só pra quem pedala. Eu uso a ciclovia com muita frequencia para trabalhar, e gostaria muito de não ser atropelada. Se alguém concorda, assine o link: https://www.change.org/ciclovia_colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido