Publicidade em árvores e postes em Colatina: você sabia que é proibido?

Muitos moradores de Colatina podem não saber, mas uma lei municipal de 2010 proíbe a afixação de qualquer meio de publicidade ou propaganda em postes e árvores da cidade. Trata-se de um ato irregular que é observado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais, com base na Lei 5579. 

De acordo com o Superintende Municipal de Planejamento, Carlos Bonadiman, metade dos cartazes colados em postes e árvores é de pessoas querendo faturar, oferecendo produtos e serviços, tais como pedreiros, encanadores, mototáxi, empréstimo facilitado e propaganda de mãe e pai de santo. Os outros casos são de pessoas querendo encontrar cachorros perdidos e também algum parente desaparecido. 

É comum andar pela cidade e perceber propagandas afixadas em espaços públicos. Ainda segundo Bonadiman, o artigo 11 da Lei proíbe publicidade ou propaganda de qualquer tipo também em calçadas, abrigos de ônibus, prédios, canteiro, rotatória e monumentos. Frisou que tem multa, mas não soube informar o valor. Como a maioria da população desconhece a lei, as pessoas acreditam que essa prática é normal, afinal, ela também é percebida em outras cidades da região. 

Nas árvores, a propaganda é enquadrada como crime ambiental, já que os pregos e arames geralmente usados causam danos ao tronco. Bonadiman alerta que qualquer pessoa pode denunciar toda publicidade ilegal nos espaços públicos, sobretudo em árvores e postes. Basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 3723-5775 ou levar o caso diretamente até o setor de fiscalização.

ESFALA: foto captada nas redes sociais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido