Deputado Federal colatinense quer regulamentar uso de bicicletas e motos elétricas

O deputado federal Da Vitória (Cidadania-ES) apresentou um projeto de lei que cria regras para a circulação de bicicletas e motos elétricas nas cidades, os cicloelétricos. O texto apresentado estabelece velocidade e as condições que os usuários precisam seguir para usar os veículos nas vias, ciclofaixas e calçadas. 

Segundo o PL, fica a cargo dos municípios a regulamentação da utilização desses veículos nas vias, desde que não ultrapassem 50 km/h na pista de rolamento, 25 km/h nas ciclovias e 6 km/h nas áreas de circulação de pedestres.
Os municípios terão que fazer o cadastro dos veículos acima de 0,5 kw e somente os maiores de 16 anos poderão operar os cicloelétricos.

Já para os condutores ficam estabelecidas normas de segurança, como a obrigatoriedade de ter no veículo o indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. Os condutores que desrespeitarem as normas de direção e de equipamentos obrigatórios ficam sujeitos a multa.

O parlamentar destaca no projeto que a falta de regulamentação está criando entraves para a utilização destes meios de transporte na micromobilidade urbana, que são pequenos deslocamentos com cicloelétricos nas áreas urbanas e rurais, e também a fiscalização por parte das autoridades competentes.

“Hoje, temos o modal dos cicloelétricos como excelente opção de uso para deslocamento de curtas distâncias. Contudo, vem sendo impedida e dificultada a sua utilização pelo poder público, seja pelo excesso de burocratização ou equiparação equivocada com ciclomotores como estabelecido hoje do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na contramão dos conceitos da sustentabilidade e princípios da política de mobilidade nacional”, analisa Da Vitória, que diz ter construído a proposta após conversar com um grupo de usuários da Grande Vitória.

DES FALA: foto crédito FM 105

4 respostas

  1. Projeto tratando de questões legais já regulamentadas pelas resoluções do Contran 315/09; 465/13 e 842/21.
    Nenhum fabricante desses modelos dispõem de veículos com as características estabelecidas, como potência e velocidade.
    A maioria fabrica versões com maior potência e velocidade.

  2. Melhor solução é regulamentar por lei o uso consciente na ciclovia e na ciclofaixas, nenhum desses equipamentos é preparado para rodar na via e dividir espaço com carros e ônibus, sustentabilidade e preservação da vida e do meio ambiente, frota de 4mil no ES, SOU A FAVOR!

  3. As Scooters não tem condução técnica de rodar por grandes percursos pelas vias normais. Vejo atualmente muitas pessoas desinformadas falando sobre onde andar. Andar com elas dentro de bairro é uma coisa. Outra coisa é percorrer distâncias longas acima de 40km/h para não ser engolido por carros/ônibus. Nessa velocidade a autonomia na passa de 10 km, o que tira completamente o propósito desse meio de transporte que foi criado para andar na CICLOVIA e em BAIXA velocidade.

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