Dia de Finados: cemitérios públicos municipais de Colatina recebem últimos retoques

Com a aproximação do feriado de Finados, 2 de novembro, os cemitérios municipais de Colatina já estão praticamente preparados para receber os visitantes, como ocorre tradicionalmente todos os anos. Serviços como pintura de meio-fios, varrição, capina, roçagem e recolhimento de entulhos, além de poda de árvores, estão sendo executados. 
O trabalho de acabamento será finalizado até esta sexta-feira (29), pelo menos é essa a expectativa dos responsáveis pelos “campos santos”. 

Os locais estarão abertos para visitação durante o feriado das 7h ás 18h. Para a data deste ano, a expectativa é receber um número maior de visitantes, tendo em vista as flexibilizações das medidas sanitárias em relação á Covid-19, que em 2020 estavam mais severas. Com o intuito de seguir os protocolos sanitários, será necessário o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas para evitar aglomerações.

FAMILIARES PREPARAM TÚMULOS

Vassouras, baldes de água, panos, esponjas e muita disposição. O movimento nos cemitérios tem sido grande desde o início da semana. Muitas pessoas aproveitaram a segunda (25) e a terça-feira (26) para limpar os túmulos de entes queridos para o Dia de Finados. Os locais ficam abertos o dia todo para que sejam realizados os serviços de limpeza e reparos nos túmulos.

CELEBRAÇÃO DE FINADOS: COMO SURGIU

Celebrar os falecidos sempre foi uma prática religiosa presente nos ritos cristãos, desde o primeiro século. Contudo, foi apenas a partir do século 5 que a igreja passou a dedicar um dia específico para fazer orações direcionadas aos mortos. 

Já a formalização e a oficialização dessa data ocorreu apenas no século 10, mas podemos afirmar que a memória dos finados é celebrada desde os tempos pré-cristãos, em culturas do paganismo antigo. 

Os ritos funerários acompanham a humanidade desde as primeiras populações de Homo Sapiens — nossos ancestrais. Porém, somente com o cristianismo é que foi possível organizar as celebrações de modo mais formal. 

A data do Dia de Finados (2 de novembro) foi escolhida por suceder o Dia de Todos os Santos, celebrado em 1° de novembro. Assim, no calendário oficial da Igreja, ora-se primeiro para as almas santas e, depois, pela memória dos mortais comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido