Obra da macrodrenagem do Córrego São Silvano será autorizada neste sábado (13) por Casagrande em Colatina

Após intenso trabalho da bancada federal capixaba junto ao Governo Federal e com o apoio do Governo do Estado, o governador Renato Casagrande assinará neste sábado (13) a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem na bacia hidrográfica do Córrego São Silvano, em Colatina. O objetivo é minimizar os constantes alagamentos que ocorrem na região, os quais impactam na população e causam prejuízos aos moradores.

Desde o início desta legislatura a bancada capixaba trabalhou para prorrogar o prazo do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional para garantir os recursos para as obras. Contudo, para antecipar o início das obras, o governador Casagrande decidiu atender ao pedido da bancada e iniciar logo as obras com recursos do Governo do Estado.

“Desde o início deste mandato, a bancada federal capixaba tem lutado muito para que esta obra seja concretizada. Ainda em 2019, conseguimos prorrogar junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional o prazo para execução do convênio. O governador Casagrande, sensível à importância da obra para a região de São Silvano, autorizou a utilização dos recursos do Estado para iniciar logo a obra atendendo a esse pedido da bancada. Como o Espírito Santo tem um equilíbrio fiscal isso será possível. Serão aproximadamente R$ 20 milhões investidos para resolver esse problema histórico de Colatina, especialmente no período de fortes chuvas”, disse o deputado federal Da Vitória, coordenador da bancada capixaba.

O deputado federal licenciado e atual secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, ressaltou que esta é uma luta antiga dos parlamentares capixabas e destacou que a obra resolverá um problema histórico. “A macrodrenagem do córrego é um sonho e vai resolver o problema de alagamento na região. Do ponto de vista residencial, do comercial, de investimento financeiro, vai ser muito bom. O recurso para a obra está garantido junto ao Governo Federal mas para agilizar o início da obra o governador Casagrande decidiu antecipar esse dinheiro. É uma intervenção que mesmo não se consolidando por recurso federal é uma luta antiga da bancada capixaba”, disse Foletto.


Por falta de drenagem moradores são obrigados a saírem de suas casas

O deputado federal Amaro Neto (Republicanos-ES) reforçou o trabalho realizado pela bancada federal desde o início da legislatura. “Ficamos felizes com o início desta obra que foi, desde que assumimos o mandato, um dos pedidos prioritários da nossa bancada junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A macrodrenagem é urgente e necessária para resolver os graves problemas que afetam a população quando ocorrem chuvas intensas e enchentes.”

O investimento será realizado por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Mais de 25 mil moradores da região serão beneficiados com as intervenções. Serão construídas galerias de águas pluviais no Córrego São Silvano, abrangendo os bairros Carlos Germano Naumann e Industrial Alves Marques, além de reservatórios e estrutura necessária para resolver o problema.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido