Transparência do Estado do Espírito Santo nas informações sobre Covid-19 é destaque em livro digital

A experiência bem-sucedida do Espírito Santo na transparência das informações sobre a evolução da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é um dos seis cases abordados pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), no livro digital “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”.

Lançada nessa quarta-feira (17), a publicação apresenta o histórico da iniciativa que monitorou a disponibilidade de dados e as informações sobre a crise sanitária em estados, capitais e na União, entre abril de 2020 e outubro de 2021.

Os casos de abertura em estados e capitais brasileiras, com depoimentos de gestores e gestoras que estiveram à frente desses processos, são apresentados na segunda parte do livro. Para selecionar casos representativos, a equipe da OKBR considerou critérios de diversidade regional, o desempenho geral no ranking e a relevância das adversidades enfrentadas.

O Espírito Santo ficou em 1º lugar, com pontuação máxima, no Índice de Transparência da Covid-19 (julho a novembro de 2020) e no Índice de Transparência da Covid-19 3.0 (junho de 2021), realizados pela ONG.

Além disso, o Espírito Santo é três vezes campeão de transparência: 1º lugar em transparência no Brasil na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria-Geral da União (CGU); e no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, da Transparência Internacional Brasil, que mediu a disponibilização de informações sobre os gastos para enfrentamento à pandemia.

Boas práticas

A publicação destaca que, “com soluções próprias e elaboradas em pouco tempo, o Espírito Santo desenvolveu um dos mais detalhados painéis da Covid-19 entre os estados”. Sem custos adicionais, em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), os demais órgãos estaduais e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), foram colocados no ar painéis com a tecnologia Business Intelligence (BI), no site www.coronavirus.es.gov.br.

Com atualização diária, interatividade e apresentação de microdados, os painéis contam com informações sobre o percentual da população vacinada, número de casos e de mortes, a cobertura vacinal em cada grupo prioritário, além do perfil de gênero, raça/cor e idade dos vacinados e das vítimas da Covid-19.  

As soluções fizeram o Espírito Santo chegar rapidamente ao topo do ranking elaborado pela OKBR, com o cumprimento de 100% dos quesitos de transparência verificados. “A população teve acesso aos mesmos dados, em tempo real, que os gestores analisavam para tomar decisões”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, em entrevista à publicação.

O livro digital conta ainda com uma seção de recomendações e aprendizados acumulados, a partir dos inúmeros diálogos realizados com equipes gestoras de todo o Brasil. Identificando desafios comuns e soluções semelhantes, são apresentados caminhos para a manutenção e ampliação contínua da transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido