Secretário de Obras, João Calixto, fala como será a revitalização da pavimentação de Colatina

O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, anunciou na última sexta-feira, 03 de dezembro, o Programa de
revitalização da infraestrutura de pavimentação de Colatina. O programa tem como objetivo
a recuperação da pavimentação asfáltica e de blocos em toda a cidade, em especial em pontos
onde o pavimento não aceita mais manutenção corretiva em função do alto nível de desgaste.

O Portal de Notícias ES FALA, entrevistou o Secretário de obras João Calixto que nos explicou detalhadamente como vai funcionar o plano.

ENTREVISTA:

ES FALA: Secretário, como surgiu a ideia de lançar o programa e qual é o diagnóstico que
sua equipe fez da cidade de Colatina?

Secretário Calixto:

A equipe de engenharia vem, desde o início de janeiro, trabalhando nos levantamentos topográficos, projetos e outros estudos técnicos para realizar o diagnóstico da pavimentação da cidade, bem como planejar uma solução definitiva e eficaz para os recorrentes problemas de pavimentação que os moradores tem se deparado.

Colatina cresceu sua área urbana de uma maneira muito rápida, mas as ações preventivas necessárias para aumentar a via útil do pavimento não foram implementadas ao longo dos anos. Nosso estudo constatou que de 2005 até hoje estima-se que houve um aumento de aproximadamente 40 novos bairros e/ou loteamentos na cidade, mas as conexões entre esses bairros, bem como a manutenção preventiva necessária nas vias principais não foi realizada de
maneira técnica e eficaz. Com isso várias vias principais da cidade acabaram sofrendo um desgaste excessivo que chegou ao ponto de alguns locais hoje não suportarem mais a dita manutenção “Tapa-buracos”. Para sanar esse problema crítico no município, nós planejamos 4 grandes ações e que, quando implantadas em conjunto, irão compor o programa de revitalização que certamente irá acabar com todo o transtorno que o cidadão colatinense tem
passado ao trafegar pelas ruas da cidade.

ES FALA: E quais seriam essas 4 grandes ações, secretário?

Secretário Calixto:

A ação mais imediata será o contrato de Contrato de manutenção de vias: Hoje, para atender aos mais de 650 km de pavimento da área urbana de Colatina, a equipe de manutenção da secretaria de obras conta com aproximadamente 25 funcionários que também realizam a manutenção em prédios públicos. É um efetivo muito baixo e que possui uma média de idade (acima de 55 anos) relativamente alta, o que afeta de certa maneira a produtividade. Para aumentar a capacidade de resposta do município no atendimento aos serviços de manutenção corretiva, a partir de Janeiro de 2022 passa a vigorar o Contrato de manutenção de vias.

O contrato contará com equipes altamente qualificadas e dimensionadas de tal forma a atender todas as demandas do município, além de possibilitar o trabalho de manutenção preventiva das redes de drenagem e galerias, um serviço fundamental para evitar alagamentos e amenizar o impacto de enxurradas na pavimentação. Hoje, por exemplo, não temos nenhum.

caminhão serwer jet no município para atuar na limpeza pesada de galerias, com a homologação do novo contrato, passaremos a contar com 3(três) desses caminhões.

Mesmo com o contrato de manutenção de vias, alguns trechos não aceitam mais manutenção e necessitam de novo pavimento asfáltico, portanto, a 2ª ação é o recapeamento de vias onde a manutenção corretiva não é mais possível.

Diversas vias do município vão receber novo pavimento asfáltico, além de sinalização viária, melhoria na acessibilidade e no sistema de drenagem. Essa ação é um trabalho em parceria com o governo do ES articulada pelo prefeito Guerino Balestrassi. O município está elaborando os projetos executivos e demais documentos para a celebração do convênio com o Governo do estado.

Aproximadamente 30 km de vias urbanas receberão nova pavimentação, com toda a infraestrutura necessária para melhorar a trafegabilidade e segurança dos motoristas e pedestres. O projeto do trecho da Avenida das Nações, subida próxima ao Liverpub até a rotatória do IBIS já foi finalizado, enviado ao Governo e aguarda aprovação para início do procedimento licitatório. Na próxima semana será enviado o projeto da revitalização do bairro Ayrton Senna. Para essa primeira etapa do programa.

A terceira ação é o contrato de recuperação de trincheiras. Outro ponto que requer muita atenção na cidade e que, ao longo dos anos tem sido trabalhado de maneira apenas corretiva são as diversas trincheiras distribuídas pelo município. Um estudo feito pela secretaria de obras estimou que Colatina possui aproximadamente 1500 trincheiras espalhadas por toda a cidade.

O edital para a substituição/ reforma geral de mais de 60 trincheiras será lançado ainda no mês de janeiro e resolverá todos os pontos que hoje se encontram interditados ou parcialmente interditados. Além disso, o contrato de manutenção terá estrutura para atuar na manutenção preventiva e corretiva daqueles dispositivos que necessitarem futuramente de reparos.

E por fim a 4ª e última ação trata-se da pavimentação e abertura de novas ruas de ligação entre bairros. Para amenizar o impacto do desgaste ocorrido ao longo dos últimos 20 anos nas vias de acesso aos bairros, aproximadamente 12 projetos de ligações estão sendo elaborados e serão licitadas as obras ao longo de 2022. Projetos como a ligação do Bairro Vista Linda a Fioravante Rossi, Ligação do Ayrton Senna com Soella III, dentre outros pontos de extrema
importância para melhorar a mobilidade nas comunidades e reduzir o desgaste nas vias principais de acesso.

Programa de revitalização da infraestrutura de pavimentação de Colatina, comandado pelo Secretário de Obras, João Calixto.

Essa é uma ação que garantirá a durabilidade do pavimento onde aplicamos o recapeamento, uma vez que daremos ao motorista outras opções de tráfego, além disso irá impactar diretamente a mobilidade urbana da cidade. As 3 ações que mencionei anteriormente são ações de impacto imediato no que se refere à manutenção do pavimento. Já essa quarta ação é uma ação que evitará que o que está acontecendo na cidade hoje se repita daqui a 15 ou 20 anos.

Tendo mais vias de acesso, aumentando a mobilidade do cidadão, iremos reduzir significativamente o desgaste nas vias mais utilizadas. Uma vez que o contrato de manutenção estará em vigor, a manutenção ao longo de 2022 e principalmente em 2023 passará a ser uma manutenção preventiva e não corretiva como vem sendo feito ao longo de anos no município de Colatina.

ES FALA: Secretário, como fica a atuação dos funcionários que hoje trabalham no setor operacional da prefeitura?

Secretário Calixto:

Colatina hoje tem aproximadamente 50 km de ruas sem pavimentação na zona urbana ou dentro dos distritos. Em 2021 já avançamos muito com a universalização da pavimentação. Fizemos 15 de Outubro quase 100 % do bairro, Paul de Graça Aranha, São Salvador…Estamos agora pavimentando as ruas projetadas 6 e 7 do bairro Vista Linda, enfim diversas obras que licitamos para deixar Colatina 100% pavimentada.

Com a entrada do novo contrato, a equipe do setor operacional irá atuar focada na pavimentação de vias que hoje não possuem infraestrutura. De acordo com nosso plano, ao final da nossa administração, Colatina terá 100% das vias urbanas pavimentadas. Faremos o máximo possível para alcançar todos os distritos também. A equipe do operacional deixa de atuar nos reparos para atuar na pavimentação de ruas sem infraestrutura. Além de ser um trabalho mais produtivo para o município, é melhor para o próprio funcionário pois irá atuar por mais tempo focado em uma atividade, não correndo os riscos de deslocamentos para atendimentos diversos em pequenas demandas pelo município.

ES FALA: Secretário, em relação ao cronograma de execução, como o programa será implantado e quando acontecem as ações?

Secretário Calixto:

O programa tem como marco inicial a Ordem de serviço do contrato de manutenção de vias, prevista para segunda quinzena de janeiro, já as demais ações irão ocorrer gradativamente ao longo de 2022. A licitação para a revitalização das trincheiras deverá ocorrer ainda no mês de Janeiro e as ações de recapeamento, bem como as novas vias, nossa
expectativa é iniciar as licitações no segundo semestre de 2022. Ainda há muito trabalho de engenharia a ser feito para que possamos lançar os editais. Todo e qualquer detalhe no método construtivo deve ser muito bem pensado para que possamos contratar obras com qualidade e que tragam segurança e conforto ao Colatinense.

LOCAIS CONTEMPLADOS PARA 1º ETAPA:

  • Bairro Ayrton Senna (subida e entorno), total de 4,5 km;
  • – Avenida das Nações (do Posto Arco até a rotatória do IBIS), total de 1,3 km;
  • – Avenida das roseiras, Rua Adewalter Ribeiro Soares, Rua Pedra Azul e Rua Fortunato Ribeiro (fundos da catedral até o CAIC), total 3,8 km;
  • – Avenida Champagnat e Rod. ES 256 (Avenida principal do Bairro Luiz Iglesias), total 950 m;
  • – Avenida Tom Jobim (descida do bairro Fazenda Vitali), total 950 m;
  • – Rua projetada 6, Rua João Vitali, Rua Noêmia Vitali, Avenida dos imigrantes, Rua Maria Matedi (Fazenda Vitali), total 2,5 km;
  • -Trav. Libertino Moraes, Rua José Barroso, Rua Antônio Zanotelli, Rua Ormando Cristo, Rua Wantuil Barroso Aranha (Bairro São Judas Tadeu, acesso aos cemitérios), total 1,2 km;
  • – Rua Humberto Gobbi, Rua Etelvino Teixeira (Bairro Bela Vista, próximo ao Cristo e campo), total
    600m;
  • – Avenida Rio Doce (da ponte de concreto até o final da Avenida), total 1,2 km;
  • – Bairro São Miguel (todas as ruas do bairro), total 4 km;
  • – Avenida de acesso ao bairro Vicente Soella III (trevo do Soella II até o trevo do Soella III após a caixa d’água), total 900m;
  • – Rua Fioravante Rossi (do trevo do FRISA até início do asfalto novo), total 800m;
  • – Av. Nossa Senhora da Penha (rua do ônibus no Bairro Honório Fraga), total 800m;
  • – Rua Mário José Ferrari, Rua Bolivar de Abreu e Rod. Amando Martinelli (Bairro José de Anchieta), total 950m;
  • – Rua Vergílio Balarini e Rua Reinaldo Ferrari Primo (Rua da Santa Casa atrás da escola Honório Fraga até o IML), total
    450m;
  • – Rua Dr. Dido Fontes, Rua Arnaldo Baião, Rua Adalberto Ribeiro (Bairro Nossa Senhora Aparecida), total 1 km;
  • Rua Manoel Cirilo (São Pedro – Mário Giurizatto), total 800m;
  • – Rua Canário, Rua Falcão Dourado, Rua Piauí, Rua Amazonas, Rua Espírito Santo, Rua São Paulo, Rua Rio de Janeiro
    (Bairro Colúmbia), total 1,1 km;
  • – Rua Salvador Pireda, Rua Professora Antonieta, Rua João Borghi, Rua João Fagundes, Trav. José Arrebola, Trav. Antônio Zago (Bairro Maria das Graças, clube Itajuby) , total 1 km; – Avenida Fidélis Ferrari ( da rotatória ao cartório eleitoral), total 1,3 km;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido