Moradores da comunidade do Buraco da Comadre, em Vila Lenira, tem noite de tensão com cheia do Rio Santa Maria

A primeira comunidade a ser atingida, no município de Colatina, quando as chuvas se intensificam e o Rio Santa Maria transborda, é a localidade conhecida como, “Buraco da Comadre”, na grande Vila Lenira. Com as chuvas intensas que ocorreram na cidade de São Roque do Canaã, os moradores locais sabiam que o rio iria transbordar rapidamente. 

As notícias de cheia do Rio Santa Maria, chegaram cedo na comunidade e os moradores já ficaram preocupados com a possibilidade de enchente, como já ocorreu por várias vezes. Às 15 horas, de sábado (9), o rio começou a ocupar seu espaço original e com isso foi avançando comunidade a dentro.

Na localidade, o primeiro espaço público atingido pelas águas, foi a área de lazer da comunidade, que fica próximo ao Santa Maria. Mas com o passar das horas, a cheia foi avançando e de madrugada atingiu o início do calçamento. Este, segundo alguns moradores, já era o sinal de que poderia ocorrer o pior, e fez alguns moradores suspenderem móveis e objetos. 

Mas felizmente o pior não aconteceu. Neste domingo, já na parte da manhã, o nível do Rio Santa Maria estava diminuindo paulatinamente. “Sempre nessa época do ano ocorre uma tensão, principalmente com os moradores da parte mais baixa da comunidade. Eu não suspendi os móveis não, mas outros moradores que já tiveram prejuízos em épocas anteriores, suspenderam,” revela uma moradora da comunidade.


Durante a madrugada o rio atingiu o início do calçamento.

Pelo menos momentaneamente a tranquilidade, em relação a cheia do Rio Santa Maria, voltou a comunidade. “Aqui a gente fica de olho, se tiver alguma informação de que vem mais água, temos que se mexer, porque o pior pode acontecer”, revela outro morador.

O aumento de volume de água do Rio Santa Maria, em Colatina, preocupa os moradores de Vila Lenira, Maria Ismênia e Vila Nova. Principalmente quando o Rio Doce está acima do nível de enchente e seu afluente passa a não ter vazão.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido