Após acidente com automóvel, árbitro colatinense luta pela vida, mas morre aos 64 anos

Após vários dias internado no Hospital Silvio Avidos, devido a um acidente ocorrido no bairro Simonassi, em Colatina, veio a óbito o ex-árbitro de futebol, um dos mais conhecidos da cidade e região. José Chaves da Silva, mais conhecido como Nonô, tinha 64 anos, era natural de Minas Gerais, Belo Horizonte, mas residia em Colatina desde de criança.

No mês de dezembro, Nonô estacionou seu automóvel em uma rua no bairro Simonassi e sentou na calçada para descansar as pernas. O ex-árbitro percebeu que o automóvel estava descendo a ladeira  e que, se mantivesse a rota, poderia atropelar pessoas e colidir contra residência. Nonô correu e entrou na frente do carro para evitar um mal maior. Conseguiu desviar o automóvel, mas recebeu uma pancada que o jogou no meio-fio, onde bateu a cabeça e perfurou a pleura (uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica). 

José Chaves da Silva deu entrada no hospital no dia 13 de dezembro, quando teve uma parada cardíaca e precisou ser entubado. Decorrendo 15 dias, por normas médicas, ocorreu uma traqueostomia. Após evoluções e regressões em seu quadro de saúde, o paciente permaneceu lutando pela vida até esta segunda-feira (31), quando não suportou as complicações provocadas pelo seu estado de saúde e veio a falecer às 11h30.

O ex-árbitro era conhecido por ser brincalhão, inclusive nas partidas que apitava, sempre mantinha o bom humor. “Meu pai tinha um coração de criança, não guardava mágoas de ninguém”, revela seu único filho, Carlos Eduardo Delaqua Silva.

José Chaves da Silva, o Nonô, foi árbitro profissional por décadas em Colatina. Fazia parte dos quadros de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e da Associação Colatinense de Árbitros de Futebol (ACOLAF).  Mas Nonô também, por muitos anos, apitou para o futebol amador, tanto na cidade quanto no interior, os chamados Campeonato Caipira e Taça Cidade Colatina.

Várias manifestações de amigos esportistas e pessoas da comunidade do bairro Perpétuo Socorro, como a ex-vereadora Dra Audreya, manifestaram pesar pelo seu falecimento.

5 respostas

  1. Meus sentimos a familia .

    O EX ARBITRO de futebol Nonô por muitas vezes apitou jogos em que eu estava atuando . Sempre brincalhão mas também um arbitro muito sério e não media esforços para expulsar o jogador indisciplinado .
    Me recordo que recentemente no final de Novembro eu estava fazendo uma caminhada e passei pelo seu bairro e o Nonô me parou para conversar e lá falamos do passado e suas atuações no apito . Ele gostava muito de recordar o passado no futebol que já se foi nos bons tempos de Colatina .
    Meus sentimentos aos familiares .
    A vida é assim mesmo ou seja de alguma forma um dia partiremos .

  2. Coitado!! Me lembro muito conhecido tadinho vi esse senhor sempre,meu DEUS da muita tristeza, entrou na frente do carro para não haver mais voisas piores,e tirou a vida dele ,com muito pesar e sentimentos, escrevo,era muito querido por todos, meus sentimentos a toda família, que DEUS conforte a cada um nesse momento de tanta dor e tristeza,novo ainda, muito querido isso é muito importante, DEUS ilumine os caminhos dele ,com certeza. Meus sentimentos de coração, vi agora,não sabia, coitado. DEUS está cuidando dele.meus sentimentos a família

  3. Moro em São Paulo a ms de 20 anos ,ms passei minha adolescência aí perpétuo socorro e o conheço a muitos anos sempre brincalhão q triste Nono q vc se foi dessa forma ,era meu vizinho aí de perto do beco canaã ou goiabeiras q triste não esqueço tbm seu filho Carlos q faz niver mesmo dia q eu a tanto tempo estou aq ms fecho olhos e vejo toda essa cidade linda meus sentimentos a toda família,Carlos meus sentimentos😢

  4. Meu vizinho de infância
    Pensa numa pessoa sacana
    Pertubava todo mundo do beco ou melhor o bairro inteiro
    (boca de Desci Gonçalves )
    Vai deixar muitas saudades é lembranças
    Cleonice chagas
    (Cherosa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido