Prefeito Guerino Balestrassi anuncia o Programa de Revitalização da Infraestrutura de Colatina. Secretário de obras explica como será a execução

No dia 03 de dezembro o prefeito Guerino Balestrassi anunciou o Programa de Revitalização da Infraestrutura de Colatina. Na ocasião, o prefeito anunciou um aporte de R$ 45 milhões de investimento em 4 ações prioritárias. Nessa segunda a primeira ação foi iniciada e a redação do ES Fala procurou o secretário de obras Calixto que irá explicar sobre a importância dessa ação.

ES FALA:

Secretário, o que seria esse contrato de manutenção e como ele irá contribuir para solucionar o problema da pavimentação da cidade?

CALIXTO:

Colatina tem hoje mais de 650 km de ruas pavimentadas em sua área urbana. Com um tráfego intenso de veículos e uma pavimentação em estado avançado de desgaste. Esse desgaste vem ocorrendo ao longo dos anos, em função da ausência de um plano de manutenção preventiva bem como o uso excessivo de algumas vias, em função da falta de acessos alternativos para alguns bairros muito populosos. O programa de revitalização atacará todos esses pontos para acabar de vez com o problema de pavimentação nas vias da cidade e a primeira ação a ser executada será o contrato de manutenção de vias.

Hoje a manutenção do pavimento do município, seja asfalto ou bloco, assim como galerias, manilhas, enfim toda infraestrutura urbana da cidade é feita por uma equipe de profissionais da própria prefeitura. Equipe essa que se dedica muito ao trabalho e se esforça para atender a todas as demandas, mas hoje o número de ocorrências é maior do que a equipe tem capacidade de atender. Isso se dá pelo efetivo não ser tão alto, como também pelo fato da equipe já estar em uma faixa etária onde naturalmente a produtividade fica um pouco abaixo da média em função de questões físicas.

Com o contrato de manutenção os serviços rotineiros de reparo em pavimento, seja bloco ou asfalto bem como qualquer dispositivo de infraestrutura será realizado pela empresa que venceu o certame. E se tratando de uma empresa privada, tem muito mais flexibilidade para aumentar o efetivo e aportar recursos técnicos de acordo com a demanda de trabalho sem que isso onere de qualquer forma o município. Além disso, são profissionais com uma média de idade mais produtiva e com qualificações técnicas mais voltadas para o tipo de serviço demandado. Somado a tudo isso, ainda pesa o fato de que todos os equipamentos utilizados no contrato precisam ser de alta qualidade e em ótimo estado de conservação. Todos esses elementos irão fazer com que dentro de 90 dias aproximadamente as demandas mais críticas de reparos já tenham sido reduzidas e após esse período, poderemos atuar com uma manutenção preventiva, que é a nossa meta.

Secretário de Obras de Colatina, Calixto, explica como será a revitalização da infraestrutura do município.

ES FALA

O senhor mencionou o termo manutenção preventiva, do que se trata esse tipo de manutenção?

CALIXTO

Hoje estamos fazendo a manutenção corretiva, que é simplesmente traduzida no “quebra – conserta”, ou seja, o pavimento cedeu ou abriu um buraco na via, a equipe se programa para a atividade e repara. Isso leva alguns dias e certamente causa algum transtorno, pois o reparo nunca é feito no mesmo dia. Com a manutenção preventiva, a ideia é eliminar esse transtorno.

Quando temos vias com trânsito controlado, um contrato de manutenção eficaz e pavimentação em bom estado de conservação, é possível antecipar alguns eventos e realizar o reparo antes que o pavimento ceda definitivamente. Você previne o dano. Por isso o termo “manutenção preventiva”. O pavimento antes de ceder ou o asfalto antes de abrir um buraco dá alguns sinais… Estamos trabalhando em um programa que permitirá ao longo dos anos enxergar esses sinais e atuar de forma mais eficaz e inteligente.

ES FALA

Em relação aos equipamentos mencionados, são muitos equipamentos novos que serão disponibilizados pelo contrato?

CALIXTO

São diversos equipamentos entre caminhões, retroescavadeira, etc… Bem como máquinas de solda para reparos nas trincheiras que, em Colatina, é um grande diferencial. A cidade possui mais de 1500 trincheiras espalhadas por toda a sua extensão urbana e a grande maioria desses dispositivos carecem de manutenção regularmente. Mas se pudesse destacar um equipamento, destacaria o Caminhão de alta pressão, que alguns conhecem como Serwer-jet. Esse tipo de equipamento é de extrema importância para a manutenção e limpeza pesada de manilhas e galerias. Temos diversos pontos de alagamento
em Colatina e grande parte é em função de projeto de drenagem insuficiente, mas uma parte também em função do assoreamento das manilhas e galerias. Nosso contrato prevê até três caminhões desse modelo para atender as demandas da cidade de forma programada. Hoje sabemos todos os pontos de alagamento de Colatina e temos uma boa estimativa do período chuvoso ao longo do ano. Com o contrato vigorando, poderemos iniciar o trabalho de limpeza das manilhas antes da chegada das chuvas, o que irá amenizar e muito a questão dos alagamentos pela cidade.

Caminhão de alta pressão, que alguns conhecem como Serwer-jet/imagem crédito PMC

ES FALA

Secretário, com a entrada desse contrato então o problema de manutenção das vias de Colatina estará resolvido?

CALIXTO

A questão da pavimentação de Colatina é complexa e se formou durante anos, talvez décadas, portanto não há uma solução mágica. Nós passamos um bom tempo estudando todos os gargalos da cidade, analisando relatórios, projetos, conversando com os vereadores, líderes comunitários, usuários do sistema de transporte, enfim… Ouvimos e analisamos tudo que estava ao nosso alcance para traçar um bom plano para a cidade. O prefeito Guerino Balestrassi trabalha dessa forma. Com método e técnica. O programa de revitalização foi lançado de uma maneira muito lúcida e construído de forma muito profissional. Ao final do programa certamente o Colatinense não terá mais nenhum desconforto com manutenção de pavimento, mas, o contrato de manutenção não é o fim do programa é apenas o início. O cidadão irá notar a melhoria e essa melhoria será gradativa até alcançarmos o ideal.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido