1º planetário municipal do Estado: Colatina a um passo de ser referência em pesquisa científica

A Prefeitura de Colatina vai construir um planetário de 65 lugares, orçado em 8 milhões, numa área às margens do Rio Doce que terá outros equipamentos científicos como observatório astronômico, laboratório de realidade virtual e ampliada, auditório para eventos com 140 lugares e a nova sede da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. No planetário, além da abóbada celeste, serão exibidos filmes em 3D de interesse científico.

Além de tornar Colatina uma referência na pesquisa científica e capacitar estudantes da cidade em projetos de ciência e tecnologia, a prefeitura quer criar uma nova alternativa de turismo e lazer no município.

A fase de elaboração do projeto executivo do planetário deve ser concluída até a segunda quinzena de março. O prazo de execução do complexo científico, após as definições finais, é de 18 meses.

Além de investir recursos próprios no empreendimento, a prefeitura está tentando estabelecer parcerias estaduais, federais e com a iniciativa privada para  a realização do projeto. A área do planetário será de 3,2 mil metros  quadrados; a área externa, do deck, será de 4.850 metros quadrados.

Megaestrutura será construída e dedicado a ciência em Colatina/imagem crédito Secom municipal

“Temos dois Institutos Federais no município, o Ifes Colatina e o Ifes Itapina, com professores e alunos que podem realizar diversos projetos de pesquisa em parceria com a prefeitura. Além dos Centros Universitários, da rede municipal de ensino das escolas particulares, startups e empresários. O planetário também é uma grande oportunidade para o empreendedorismo local criar novos negócios”, explica o prefeito Guerino Balestrassi.

3 respostas

  1. Acredito que é importante o projeto, investir em ciência é sempre muito interessante. O que preocupa é o valor, oito milhões é muito dinheiro. Custa tanto assim um planetário? É preciso transparência na utilização do erário.
    Procure uma consulta médica nos postos de saúde, veja a situação física de muitas escolas municipais, a situação das ruas da cidade e das estradas rurais.

  2. Bom seria o estudo de outras áreas pra a realização da construção deste empreendimento, visto que de pensei da localidade o risco dele ser inundado com as cheias dor rio é algo possível.

  3. Exatamente! Ou construir ele bem alto, pra nao danificar os equipamentos. Lembrando que todo ano tem enchente. E as vezes a enchente chega até no nivel da ponte. É natural do nosso Rio isso acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido