Avenida Getúlio Vargas, no centro de Colatina, terá corredor exclusivo para ônibus. Conheça as principais mudanças

O final do mês de fevereiro será marcado por uma série de modificações no transito do município de Colatina. Além do início do funcionamento da Estação Central de Colatina, como foi anunciado pelo Portal de Notícias ES FALA, na manhã de domingo (20) outras modificações também ocorrerão no centro da cidade.

Também, a partir do dia 28 de fevereiro, o transporte público municipal na Avenida Getúlio Vargas terá um corredor exclusivo no horário de pico, ou seja, entre às 17 e 19 horas. A circulação exclusiva do transporte público acontecerá até as imediações do Banco Banestes, onde os ônibus atravessam a avenida para ter acesso ao ponto localizado em frente a EEEFM Aristides Freire.

Segundo o Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, Daltro Antônio Ferrai Junior, popularmente chamado de Coronel Ferrari, há vários meses estudos estão sendo feitos com o objetivo de atender melhor o usuário do transporte coletivo do município.

“Estamos empenhados já há alguns meses, trabalhando incessantemente, desenvolvendo laboratórios práticos, para que a partir do dia 28 passamos atender cada vez melhor os usuários dos ônibus”, revela o secretário. 


Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, Daltro Antônio Ferrai Junior/imagem crédito Portal 27

ESTAÇÃO CENTRAL DE COLATINA COMEÇA OPERAR NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (28).

Um projeto da gestão anterior que parecia simples de se executar se transformou em um dos maiores problemas para a gestão atual. A falta de estudos técnicos na época colocou a, anteriormente chamada de terminal de ônibus, sob o jugo de uma série de análises das leis que regem o trânsito.

Inicialmente, o nome terminal de ônibus não se enquadra corretamente pois o local não cumprirá essa função. Outro problema existente é que, tecnicamente, muitas normas não foram cumpridas e, sem essas normas, haveria empecilho para os órgãos que regem o setor aprovarem o novo sistema.  

Modificações e obras foram feitas para que haja a condição ideal para que no dia 28 de fevereiro possa ocorrer o funcionamento da Estação Central de Colatina, localizada na antiga estação ferroviária da Vale, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Colatina, no bairro Esplanada.

A prefeitura, nesta sexta-feira (18), lançou um comunicado para os passageiros do transporte coletivo do município, informando que: “A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública avisa que a partir do dia 28 de fevereiro, os seguintes pontos de ônibus passarão a operar para embarque e desembarque na Estação Central de Colatina.

PONTOS EXTINTOS:

Praça da Delta;

Hospital Sílvio Avidos;

Avenida Ângelo Giuberti (Frisa);

INSSW Lima (Avenida Luiz Dalla Bernardina);

Biblioteca.

Mas os estudos para que o trânsito flua bem na região, que ocorrem há alguns meses, continuarão após a inauguração. O Secretário de Obras, João Paulo Calisto, explica o porquê:

  

O Secretário de Obras, João Paulo Calisto.

“O melhor desenho para o funcionamento da estação central seria a cobertura do lado oposto ao existente. Entretanto, como forma de aproveitar a estrutura, o projeto de acesso foi inicialmente pensado de maneira a tentar adequar o trânsito a essa realidade. No desenho inicial foram identificadas algumas anomalias, em especial a ausência do estudo de impacto no trânsito, acessibilidade, dentre outras adequações normativas importantes para o funcionamento do sistema. Antes de retomar a obra, fizemos diversos estudos técnicos, inclusive simulações computacionais para avaliar as modificações necessárias e então reiniciamos e finalizamos a obra. Após essa fase a secretaria de trânsito vem testando a via principal e as adjacentes no que se refere ao fluxo e sinalização de trânsito e, agora, a estação pode ser colocada em funcionamento. Importante destacar que algumas adequações nas vias e, talvez, até mesmo a instalação de semáforos serão necessárias, pois apesar de todas as simulações e testes, o comportamento dos motoristas em função da presença da estação em funcionamento não é algo que se possa prever com 100% de acerto”, revela Calixto.

VEJA A PLATAFORMA E O DESTINO DE CADA ÔNIBUS

16 respostas

  1. Não sei se vai dar certo, já que o trânsito se afunila no posto são Miguel até à subida da catedral. Onde o movimento é grande neste horário. Além do mais será outro motivo para multas.

  2. sem falar do afunilamento da ponte Florentino Ávidos no horário de pico da tarde. Só vai melhorar “quando” (e com certeza vai demorar muito) for construída outra ponte, havendo uma divisão do fluxo de veículos.

  3. Tudo falácia, Sérgio planejou bem, esse povo aí que entrou que se acha expert em tudo. Está e dificultando as coisas pra colocar defeito na administração anterio. Estão fazendo só porcaria no trânsito de Colatina isso sim.

  4. Mais uma vez as empresas de ônibus sendo atendidas da melhor forma possível. Colatinense já tá cansado disso! Querem atender melhor o usuário do transporte público? Revejam o valor da tarifa…

  5. Já que falaram do aumento da passagem, pq vcs não olha para quem precisa de ônibus no horário dás 18horas às 20horas em São Silvano, temos que ficar em pé mais dê horas, quando saímos do trabalho, pq os ônibus só passa lotação, todos os dias temos que chegar em casa as 20horas, pq os motoristas não para pra nós que trabalhamos em São Silvano. Isso e uma falta de respeito com os trabalhadores que pagam 4reais na passagem é ainda tem que ficar esse tempo todo esperando ônibus vazio.

  6. Concordo com vc, Sérgio teve a ideia inicial, e só não terminou porque não deu tempo.
    É assim mesmo, quem sucede tem que dar continuidade. Espero sinceramente que façam tudo de melhor. Confio na administração.

  7. Já q estão fazendo varias mudanças no trânsito da cidade, pq o órgão responsável não observa a saída da ponte do centro para S.Silvano? A preferência não é do condutor q está trafegando d S. Silvano para Maria da Graças? Outro ponto: rotatória do Sesi, o condutor q está na rotatória não tem a preferência? Pq o condutor q está trafegando do Carlos Gemano Nalmam não dá a preferência? EU RESPONDO, pq não tem ninhuma SINALIZAÇÃO.

  8. Vejo como solução para o trânsito de colatina um melhor transporte público, onde haja respeito para com os passageiros, a saber: melhores coletivos com ar condicionado, mais horários e com menos distância de um para o outro, valor da passagem, de forma que as pessoas achem interessante e vantajoso viajar de ônibus e assim deixando seus automóveis em casa o que reduzirá o fluxo de veículos e tornará o transporte coletivo rápido e eficiente. Menos carro, menos barulho, menos ocupação das ruas, mais rapidez, menos preocupação com estacionamento e mais espaço para circulação dos veículos que necessitam circular,

  9. Por gentileza eu só gostaria que explicassem porque o local não pode ser definido como um terminal de ônibus, mas pode ser chamado de estação, algo está fora do lugar aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido