Farmacêutico colatinense explica por que anti-hipertensivo losartana, da marca Medley é recolhido das farmácias

O farmacêutico colatinense, Paulo Cezar Scárdua, explicou porque o laboratório Sanofi Medley recolherá todos os lotes do anti-hipertensivo losartana potássica, da marca Medley. “A farmacêutica anunciou o recall após constatar a presença de impurezas mutagênicas que atuam no DNA e podem provocar câncer”, revela.   

A medicação é utilizada no tratamento de hipertensão arterial e atua como bloqueadora dos receptores da angiotensina II (BRAs). O remédio consta na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com produção em mega escala e integra a primeira linha das drogas no combate às doenças cardíacas, de proteção aos rins em pacientes com diabetes tipo 2 e na recuperação após ataques.

“De acordo com o laboratório farmacêutico que tem um dos maiores portfólios de medicamentos para diversas doenças em todo mundo, diz que ainda é desconhecida a afirmação, mas retirada voluntária é para proteção dos pacientes e prescritores”. esclarece.


Losartana é usada para tratar doenças como hipertensão e insuficiência cardíaca – Shutterstock/crédito Saúde em Dia

RECOLHIMENTO

Serão recolhidos os seguintes produtos: losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg; losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg; losartana potássica 50 mg; de losartana potássica 100 mg.
Para o farmacêutico colatinenses, apesar de não ser a primeira vez, não coloca em risco a qualidade de produtos da marca, pois são realizados recalls justamente para esses fins de proteção e garantia dos usuários. “O paciente não deve paralisar o tratamento, pois pode acontecer pico de pressão arterial e virem complicações como infarto entre outros riscos a integridade física do paciente”. Finaliza.

Veja íntegra da nota da Sociedade Brasileira de Cardiologia:

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o seu Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) vêm, através desta nota, manifestar o posicionamento frente às recentes notícias veiculadas nas mídias sociais referentes ao recolhimento dos lotes de medicamentos contendo a losartana ou a combinação fixa losartana e hidroclorotiazida da indústria farmacêutica Sanofi-Medley. O motivo desse recolhimento voluntário, segundo dados divulgados pela própria empresa, refere-se à possibilidade de impurezas nos referidos lotes.

Cumpre ressaltar que, até o momento, não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina em nosso país, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação por outras indústrias farmacêuticas.

Ressaltamos ainda que essa classe de fármacos apresenta evidências científicas robustas, produzidas ao longo de décadas, no tratamento de diversos fatores de risco e doenças cardiovasculares.

Ainda, sobre metanálise recém publicada (Sipahi I. PLoS ONE 2022 17(3): e0263461. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263461) que discute a eventual associação entre risco de câncer e uso cumulativo dos BRA, consideramos não ser esse o método ideal para essa avaliação, com inúmeros fatores de confusão podendo interferir nos resultados.

A posição atual da SBC/DHA, sempre pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica, mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da Sanofi-Medley devem ser substituídos e recolhidos conforme orientação da própria empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido