Governo do Estado: Sejus entrega kits pedagógicos de Educação Ambiental produzidos por internas do Centro Prisional Feminino de Colatina

A Secretaria da Justiça (Sejus) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizaram, nesta sexta-feira (25), a solenidade de entrega dos kits pedagógicos de Educação Ambiental. Os kits, produzidos por custodiadas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), serão utilizados para atividades de contação de histórias nas escolas do entorno de Unidades de Conservação (UCs) estaduais.

A ação é resultado de um acordo de cooperação assinado entre o Iema e a Sejus, em 2020. A primeira fase foi com as custodiadas participantes do projeto Aconchego Lúdico, que produziram fantoches de animais representativos da Mata Atlântica. Depois, servidores do Iema desenvolveram histórias envolvendo os animais. Os materiais formam os 50 kits pedagógicos, que vão para instituições parceiras nos projetos de educação ambiental do Iema, como escolas, associações e UCs.

A solenidade contou com diversas apresentações artísticas e culturais das custodiadas e de inspetores penitenciários. Participaram do evento a subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Rocha Bayerl; o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; a diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Maria Aparecida de Freitas; a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, além de diretores das escolas que foram beneficiadas com os kits.

“Nesse projeto, temos dois pontos muito importantes: a educação e permitir novas chances para as pessoas com a ressocialização. Queria dizer da alegria de fazer a entrega desses kits, fundamentais como ferramenta para desenvolver e aguçar sobre a educação ambiental. Destaco ainda a parceria muito importante entre o Iema e a Sejus. Que essa parceria continue por muito tempo e gere muitos frutos positivos para a sociedade”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“Educação ambiental é sobre sensibilizar as pessoas. Esse projeto nos mostra isso, um trabalho harmônico e sensível, que nos trouxe e trará ainda muitos frutos. É uma alegria muito grande estar fazendo parte desse projeto, que só foi possível graças à parceria entre todos os participantes”, disse a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.

A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Bayerl, destacou os projetos que as internas fazem parte, como o Aconchego Lúdico, que contribuem para a transformação dos apenados. “Valorizamos esses projetos pelo seu potencial pedagógico e transformador. As internas aprenderam uma habilidade, resgatam a autoestima e fortalecem a interação social, além de retribuir para a sociedade, por meio das peças produzidas. A parceria com o Iema pode ser replicada com outras instituições, beneficiando não só o sistema prisional, mas toda a sociedade”, pontuou Karina Bayerl.
Aconchego Lúdico

Desde 2020, o projeto Aconchego Lúdico ganhou uma nova linha de ação, a partir da parceria proposta pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, que percebeu a possibilidade de integração dos trabalhos realizados pelo Centro Prisional e os projetos de educação ambiental desenvolvidos pela GEA. A diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Maria Aparecida de Freitas, explicou que cinco internas participaram da confecção dos kits pedagógicos entregues na manhã desta sexta-feira (25).

“Temos diversas atividades desenvolvidas na unidade prisional pelas internas, como música, artesanato e costura. As internas têm muito interesse em participar dos projetos e ficam entusiasmadas com suas produções, muitas vezes doados às instituições beneficentes e às pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto contribui para a reinserção social e o bem-estar psíquico das participantes” destacou Maria Aparecida de Freitas.

O Iema, por meio da GEA, e a Sejus, por meio do CPFCOL, mantêm um Acordo de Cooperação para a criação de peças artesanais a serem produzidas pelas apenadas, com posterior utilização nas atividades de educação ambiental realizadas nas escolas atendidas pelos projetos de educação ambiental do Iema.

A partir dessa proposta, busca-se colocar em prática ações previstas no Programa Estadual de Educação Ambiental, relativas ao tema “Educação Ambiental e Cidadania”, particularmente no que diz respeito à diversidade, inclusão e participação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido