Lojas de Colatina começam a receber geladeiras com etiqueta explicando gasto de energia

Á partir de agora, todas as geladeiras que chegarem ao comércio brasileiro, fabricadas nacionalmente ou importadas, devem exibir a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia(Inmetro). A nova etiqueta traz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. 

Com essa mudança, O Inmetro pretende destacar para o consumidor qual o produto que realmente gasta menos energia. Além disso, o selo traz um QR Code que vai mandar o consumidor ao status do registro da geladeira, “se ele está ativo, inativo, suspenso ou cancelado”. O ideal é que o status estela “sempre ativo”, pois significa que aquela geladeira atende os requisitos estabelecidos no regulamento. 

Apesar de a resolução ter entrado em vigor somente no dia 1º de julho, alguns produtos, como freezers e geladeiras, já estão sendo comercializados com as etiquetas em lojas de eletrodomésticos de Colatina. Hudson Reis é funcionário há mais de 10 anos da Loja Concord, localizada no centro da cidade. Ele define a mudança como uma segurança maior para o consumidor.

“Com certeza. Vai ser um algo a mais para o comprador identificar o produto com melhor qualidade e eficiência. Além disso, verificar informações do produto que ele está adquirindo, como classificação, eficiência enérgica…assim é muito mais prático”, informou Hudson. Confirmou também que já há produtos na loja que estão com o selo, com o leitor de código, o QR Code.” Por enquanto, são só as geladeiras e os freezers, mas a tendência é todo eletrodoméstico que tenha consumo futuramente”, destacou.

O comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido