Passeata denuncia violência psicológica em Colatina

Uma passeata vai denunciar a violência psicológica em Colatina neste sábado (27), a partir das 10h. A ação terá como ponto de partida a Praça Municipal e a concentração final será na Praça do Sol Poente. Este é o projeto Quebrando o Silêncio promovido pela Igreja Adventista que em 2022 completa 20 anos.

Durante a caminhada, os voluntários sairão com cartazes confeccionados e entregarão panfletos informativos e revistas com relação ao tema. Mais de 10 mil materiais impressos serão entregues para adultos e crianças alertando contra os perigos da violência. A distribuição ocorrerá nos comércios e nas ruas do Centro acompanhado de Fanfarra com apoio dos Desbravadores e Aventureiros.

Quebrando o Silêncio

O projeto Quebrando o Silêncio é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e se propõe a auxiliar no combate e prevenção de diversos tipos de vício e abuso. Neste ano, o tema da violência psicológica foi escolhido para pautar as ações da campanha, que ocorrem no dia 27 de agosto na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, e se estendem ao longo de todo o ano.

No Brasil, a lei 14.188/2021 criminaliza a violência psicológica contra a mulher. De acordo com o artigo 147-B, constitui-se como tal crime qualquer ato que cause “dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação”.

Valendo-se desse mesmo conceito, a campanha Quebrando o Silêncio estende suas ações para combater a violência psicológica não apenas contra mulheres, mas contra qualquer indivíduo em vulnerabilidade, como crianças e idosos.

Serviço

Quebrando o Silêncio

Data: 27 de agosto
Horário: 10h
Local: Praça Municipal

Uma resposta

  1. Muito interessante abordar este TEMA. E a luta não pode parar. Parabéns aos organizadores e parabéns ao Brasil por se unir á outros países com um mesmo objeto como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido