Pesquisa Ipec: Casagrande lidera para governo do ES com 56%. Confira os números da corrida eleitoral no Estado

A primeira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec a pedido da TV Gazeta após o início da propaganda eleitoral, divulgada esta semana, mostra o atual Governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), liderando com ampla vantagem a disputa ao governo do Espírito Santo com 56% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), com 19%.

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (REDE) e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) têm 5% cada um. O Capitão Vinícius Souza (PSTU), foi mencionado por 3% dos entrevistados. O ex-secretário da fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira (NOVO) e Cláudia Paiva (PRTB) tem 1% cada.

Audifax, Guerino, Capitão Souza, Aridelmo e Claudia Paiva empatam tecnicamente em terceiro lugar dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os eleitores entrevistados, 5% declararam que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 6% estão indecisos. Os percentuais se referem a pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes é apresentada ao candidato.

Considerando apenas os votos válidos, que exclui as menções  aos votos brancos, nulos e indecisos, Casagrande chega a 62%, Manato tem 21%, Guerino e Audifax 6% cada um. Capitão Vinícius 3%, Aridelmo e Claudia Paiva 1% cada um.

A PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL

A pesquisa eleitoral Rede Gazeta/Ipec foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, com 800 entrevistados, em 26 municípios. O nível de confiança utilizável é de 95% e a margem de erro e de 3 pontos percentuais para menos ou para mais. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-02445/2022, e no Tribunal Superior Eleitoras (TSE), sob o protocolo BR-04768/2022.

ES FALA: informação Gazeta-Online. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido