Eleições gerais deste ano não animam gráficas de Colatina

As gráficas de Colatina têm registrado baixa confecção de produtos eleitorais na eleição geral deste ano. Entre as formas de divulgar o nome dos candidatos são feitos pedidos de adesivos para carros, panfletos e os famosos “santinhos”. Na cidade, os candidatos a deputado estadual e federal estão em campanha eleitoral até o dia 2 de outubro.

Duas gráficas que conversaram com o Portal de Notícias ES Fala afirmaram que está havendo confecção de artigos eleitorais, mas as vendas estão abaixo do esperado.

Na Gráfica Colatina Impressa, que fica no bairro São Silvano, por exemplo, o funcionário, de pré-nome Vágner, disse que houve um pequeno aumento nas vendas, porém, segundo ele, a procura sempre é maior nas eleições municipais. Contou que para as eleições gerais, a confecção é feita pelos próprios partidos políticos, daí os poucos pedidos para realizar serviços de impressão de candidatos. 

Ele afirmou também que, como há uma utilização intensa da internet, o papel foi deixado de lado como condutor de informação, com isso os políticos estão procurando mais as redes sociais para divulgar suas propostas.

O gerente da Inforgraph, Gráfica e Comunicação Visual, no Centro, Roberto França, também compartilha as mesmas opiniões de Vágner.

REGRAS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a distribuição de santinhos durante a fase de pré-campanha. Agora que está liberado pedir votos, o que pode ou não pode? 

De acordo com o TSE, é proibido afixar santinhos ou qualquer outra peça impressa em locais de uso público, como postes, viadutos e estações de ônibus. O candidato ou sua equipe de campanha não podem  colocar cavaletes, placas ou similares em ruas e avenidas. O mesmo vale para pintar muros de casas, tendência que perdurou por muito tempo.

Derramar os santinhos  na frente dos locais de votação no dia da eleição também é proibido. O TSE informou ainda que os candidatos podem fazer e distribuir material gráfico até 1º de outubro, véspera do pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido