Prêmio destaca as melhores práticas de preservação em Colatina e região

Mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos que podem diminuir os efeitos causados pelo ser humano no meio ambiente. Foram essas iniciativas reconhecidas pelo prêmio Biguá Sustentabilidade, que aconteceu na última quinta-feira (21), em Colatina, e premiou 14 projetos na área ambiental de municípios da Região Noroeste do Espírito Santo.

Essa é a segunda edição da premiação na região, que tem como tema “É tempo de plantar boas ideias”.

O encontro conheceu projetos nas categorias de: ensino fundamental e médio, sociedade civil, poder público, empresa e produtor rural.
O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, afirmou que é muito importante ter a premiação pelo segundo ano no município. “Nós vamos trabalhar para receber o prêmio todo o ano em Colatina. E motivando também nosso município e região para termos projetos de sucesso e também em maior quantidade. O importante é que a sustentabilidade esteja sempre presente na nossa região”, afirma Balestrassi.

Colatina tem uma área ambiental equivalente a 30% do território total do município. A maioria são de áreas degradadas, mas que estão em processo de reconstrução e florestamento, segundo o engenheiro florestal e subsecretário de desenvolvimento e infraestrutura rural de Colatina, José Carlos Loss Junior. “É um percentual importante, mas precisa ser melhor trabalhado”, afirma.

Para Júnior Loss, é impossível o desenvolvimento do setor rural sem pensar na preservação do meio ambiente. “Hoje não podemos mais pensar em aumentar a área de produção agrícola irrigada, que é de 10% da área total e já ultrapassou a capacidade de suporte de água que o município tem para manter a produção rural. Nós temos que partir para o aumento da tecnologia, economia de água, agroindustrialização”. revela Júnior Loss

VENCEDORES DA CADA CATEGORIA

CATEGORIA EMPRESA: 

1º Laboratórios Bagó do Brasil

2º Marbrasa Norte Mineradora

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO:

1º Escola Adwalter Ribeiro Soares

2º Colégio Marista

3º Escola Família Agrícola de Marilândia.

CATEGORIA PODER PÚBLICO:

1º Prefeitura de Santa Teresa

2º Prefeitura de Pancas3º Idaf

CATEGORIA PRODUTOR RURAL

1º Julberto Stuhr

2º Maria José Gomes Galimberti

3º Delton Almeida Matos

CATEGORIA SOCIEDADE CIVIL

1º Nilton Broseguini 

2º ASCCOR – Valnei de Jesus Batista

3º Igreja Católica São Sebastião – Josiani Valiato Sartori.

ES FALA: informação A Gazeta/imagem crédito Daniel Bittencourt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido