Casagrande, Ferraço, Malta e deputados eleitos por Colatina são diplomados nesta segunda-feira (19)

Nesta segunda-feira (19), às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022. O diploma atesta a vitória nas urnas.

Após a formalidade, os deputados estaduais e federais, senador da República e o governador do Estado estarão aptos a tomar posse dos cargos no próximo ano. Para os interessados em acompanhar o evento virtualmente, o TRE-ES fará uma transmissão ao vivo por meio do seu canal oficial no youtube.

Ainda não está definida a ordem em que os eleitos serão diplomados, mas o assessor de comunicação institucional do TRE-ES, Gustavo Tenório, acredita que os primeiros serão os deputados estaduais, os federais e o senador da República, todos com os seus respectivos suplentes. Os últimos devem ser o governador e o vice.

Ao ser chamado, cada eleito vai se dirigir ao tablado, onde ficam os juízes do Pleno, e receberá o diploma das mãos do presidente do TRE.

O governador eleito será convidado, em nome dos diplomados, a fazer um discurso de encerramento da cerimônia. Cada candidato eleito poderá levar um convidado e a apresentação dos convites será obrigatória.

Como deputado federal, quem segue representando a população de Colatina é o parlamentar Josias da Vitória (PP), reeleito com 71.779 votos, segundo a Justiça Eleitoral. Outro colatinense eleito para a Câmara dos deputados, em Brasília, é o médico Paulo Foletto, do PSB, que conquistou 48.776 votos dos capixabas.

Nascida em Colatina, a presidente do Partidos dos Trabalhadores(PT) no Espírito Santo, Jack Rocha foi eleita deputada federal com 51.317 votos.

Já para deputados estaduais, os escolhidos de Colatina que estarão pela primeira vez na Assembléia Legislativa no próximo mandato são Lucas Polese(PL), eleito com 29.490 votos, e Sérgio Meneguelli(Republicanos), o mais votado no Espírito Santo, com 138.523 votos.

DIPLOMAÇÃO

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega do diploma acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. O documento é indispensável para que os eleitos tomem posse em 2023.

Depois de diplomados, os eleitos aguardam para tomar posse de seus cargos. O governador reeleito começa seu novo mandato no dia 1º de janeiro. Já os deputados estaduais, deputados federais e o senador serão empossados dia 1º de fevereiro.

SERVIÇO

Cerimônia de Diplomação – Eleições Gerais 2022

Onde: auditório do TRE-ES, Praia do Suá, Vitória

Quando: 19 de dezembro(Segunda-feira), às 15h

ES FALA: imagem crédito redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido